Suplicy quer discutir renda básica com Ingrid Betancourt



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) divulgou nesta quinta-feira (24) a resposta que enviou a ex-senadora colombiana Ingrid Betancourt. A ex-senadora aceitou o convite feito pelo Senado Federal brasileiro de comparecer a uma sessão em sua homenagem. Suplicy pretende discutir projetos de renda básica com a ex-senadora.

Na carta, Suplicy agradece a Ingrid por ter aceitado o convite e afirma que será ótimo poder trocar idéias com a ex-senadora sobre "instrumentos de política econômica e social que poderão contribuir para a construção de uma sociedade civilizada e justa no Brasil, na Colômbia e nas Américas".

Entre essas políticas, o senador citou instrumentos de universalização de oportunidades e de atendimento à saúde, além de estímulo às formas cooperativas de produção; à expansão do microcrédito e, em especial, à renda básica de cidadania.

Eduardo Suplicy lembra que Betancourt foi candidata à presidência da Colômbia pelo Partido Verde e que, por isso, deve ter em sua plataforma a defesa da renda básica cidadã e incondicional. Por isso, sugere que a renda básica seja posta como uma das condições para que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia ( Farc ) e o governo Álvaro Uribe venham a aceitar um amplo acordo de paz que vá além da liberação de seqüestrados e prisioneiros.

Ingrid Betancourt foi seqüestrada em 2002 pelas Farc, quando fazia campanha eleitoral como candidata à presidência daquele país, e foi libertada no dia 2 de julho último com outros 14 reféns das Farc em uma operação do exército da Colômbia.

24/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy se oferece para negociar com as Farc libertação de Ingrid Betancourt

Íntegra da carta de Ingrid Betancourt

Resgate de Ingrid Betancourt é comemorado por senadores

CRE pede imediata libertação de Ingrid Betancourt

Alvaro Dias homenageia Ingrid Betancourt

CDH e CRE aprovam criação de Dia Mundial de Solidariedade por Ingrid Betancourt