CDH e CRE aprovam criação de Dia Mundial de Solidariedade por Ingrid Betancourt
O dia 23 de abril de 2008 poderá ficar conhecido mundialmente como "Dia Mundial de Solidariedade Parlamentar pela Vida da Ex-Senadora Ingrid Betancourt". O requerimento para a criação da data, aprovado nesta quinta-feira (10) pelas Comissões de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), faz parte de uma ação maior que será promovida por todos os parlamentos do mundo no próximo dia 23 e que incluirá debates e apelos para que a vida, a integridade e a liberdade da ex-parlamentar sejam asseguradas.
Ingrid Betancourt, ex-candidata presidencial colombiana, foi seqüestrada em fevereiro de 2002 e faz parte de um grupo de reféns políticos que as Forças Armadas Revolucionárias Colombianas (Farc) pretendem trocar com o governo de Álvaro Uribe por cerca de 500 rebeldes encarcerados. Recentemente, por meio de uma carta divulgada por sua família, a ex-senadora revelou que se encontra bastante doente e corre risco de vida caso não receba tratamento imediato.
Em seu requerimento de criação do dia em solidariedade a Ingrid Betancourt, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) solicita ainda que o presidente do Senado, Garibaldi Alves, divulgue a decisão brasileira a todosparlamentos mundiais.
Segundo a assessoria do senador, o requerimento deverá ser lido e submetido ao Plenário ainda na tarde desta quinta-feira.
10/04/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cristovam propõe Dia Mundial de Solidariedade Parlamentar em favor de Ingrid Betancourt
Íntegra da carta de Ingrid Betancourt
Resgate de Ingrid Betancourt é comemorado por senadores
CRE pede imediata libertação de Ingrid Betancourt
Alvaro Dias homenageia Ingrid Betancourt
Roseana apela pela vida de Ingrid Betancourt