Alvaro Dias pede aprovação de PEC que estabelece voto aberto em cassação de mandato



Após informar a realização da 3ª Marcha contra a Corrupção e a favor do Voto Aberto para Cassação de Mandato, na manhã do próximo sábado (21) em Brasília, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) pediu a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 86/07, de sua autoria.

O parlamentar afirmou que a proposição já teve cinco sessões de discussão em Plenário e está pronta para votação. Ele destacou a atualidade da justificação da proposta, apresentada há cinco anos, que leu em Plenário.

Ele afirma, na justificação, que “o voto secreto é condenável quando se trata de julgamento de natureza ética”. Para Alvaro Dias, “é possível que se crie constrangimento, mas a população tem o direito de fiscalizar o seu representante”. Ele conclui que “o atual sistema de votação para a cassação do mandato de um parlamentar subtrai esse direito da população ao manter o voto secreto”.

Cachoeira

O senador também destacou o alerta, feito pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS) no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, para que seja preservada a integridade física do empresário de jogos ilegais Carlos Augusto Ramos, o Carlos Cachoeira. Pivô da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará irregularidades cometidas por parlamentares e outras autoridades, Cachoeira está na Penitenciária da Papuda, no Distrito Federal, dividindo uma cela com outros presidiários. Os integrantes do Conselho pediram a seu presidente, senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), que encaminhe ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, documento formalizando a preocupação dos parlamentares.

Por fim, o líder do PSDB lamentou que a oposição não tenha conseguido ocupar a relatoria ou a presidência da CPI do Cachoeira.



19/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Amélia pede aprovação de voto aberto para cassação de mandato parlamentar

Voto aberto para cassação de mandato entra na pauta do Plenário no dia 13

Paim defende PEC que propõe voto aberto para cassação de mandato

Renan marca posição favorável ao voto aberto em cassação de mandato

Cristovam Buarque defende voto aberto em caso de cassação de mandato parlamentar

Alvaro Dias defende urgência para voto aberto e pede aplicação aos 'mensaleiros'