Alvaro duvida que Lula pedirá votos para candidato petista em Curitiba
- Não imagino a presença do presidente da República em um estado esquecido, abandonado e desrespeitado por ele. Respeitar o Paraná não é transformar a Itaipu Binacional, uma empresa eminentemente técnica, em um comitê eleitoral utilizado para atender aos quadros partidários que lhe dão sustentação política. Isso não basta para o Paraná - afirmou Alvaro Dias.
Segundo o senador pelo PSDB, apenas 5% dos recursos consignados no Orçamento da União foram liberados para o Paraná. Ele denunciou que este seria um exemplo de que o estado está sendo tratado como de segunda classe. Outra queixa de Alvaro Dias foi a de que, mesmo havendo um grande aumento no número de ministros, nenhum paranaense foi convidado para ocupar qualquer cargo de primeiro escalão no governo. Seria esta a primeira vez que tal fato estaria ocorrendo, lamentou.
Alvaro Dias também defendeu a necessidade do Congresso aprovar uma reforma política compatível com a realidade do país. Ele opinou que o atual modelo está cheio de distorções e vícios. Por outro lado, o senador acrescentou que a reforma política será inócua se não houver mudanças também na cultura política do país e uma maior agilidade na justiça eleitoral.
A utilização da máquina eleitoral e o abuso do poder econômico, segundo Alvaro Dias, voltaram a ser constatados nas eleições municipais, sobretudo pelas candidaturas do PT. Ele observou que a riqueza das campanhas petistas foi verificada especialmente nas grandes cidades e capitais, onde shows milionários e marketing caro sugeriram a possibilidade de uma certa promiscuidade entre o público e o privado.
04/10/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias: oposição pedirá investigação para apurar envolvimento de Lula com o mensalão
OSMAR DIAS APÓIA CANDIDATO DO PT NAS ELEIÇÕES DE CURITIBA
Dornelles pede que Marco Aurélio, na decisão do TSE, leve em conta casos em que o candidato obteve votos suficientes para que o mandato lhe pertença
Projeto na pauta da CCJ proíbe compra de votos desde a escolha do candidato
Garibaldi acredita ter maioria de votos na disputa pela Presidência do Senado se Sarney não for candidato
José Agripino: "Lula não tem coragem de expulsar o petista vândalo"