Amir Lando quer investimentos para produção leiteira de Rondônia
Embora reconheça que o setor leiteiro enfrenta dificuldades em todo o país, Lando observou que em Rondônia a situação "beira ao colapso". Ele lembrou que, enquanto a média nacional do preço do leite é de R$ 0,35 o litro, em Rondônia este valor não passa de R$ 0,22.
Os incentivos dados pelos governos estadual e municipais, disse Lando, embora minimizem os problemas do setor, não têm fôlego para resolvê-los, já que a questão do leite se insere em um quadro maior, de política agropecuária, em âmbito nacional. O Brasil, afirmou, precisa repensar a sua política rural e de produção de alimentos. Ele ressaltou que ninguém pode ser contrário a preços baixos para o consumidor, principalmente em um país com desigualdade na distribuição de renda, mas observou que "o pior dos mundos" é o baixo consumo conjugado com a baixa produção.
- O alimento não pode ser considerado uma commodity como outra qualquer, ao sabor das leis do mercado, principalmente o internacional - afirmou o senador, lembrando que os países desenvolvidos subsidiam sua agricultura.
O assunto deve receber a merecida atenção do Congresso Nacional e do governo, frisou Lando, para quem de pouco vale a estabilidade econômica quando milhões de brasileiros não têm acesso a uma alimentação digna. Ele ressaltou que para isso existem terras, clima e obstinação dos produtores, "mas vontade política, nem sempre".
21/08/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Amir Lando quer mudar legislação para uso da terra em Rondônia
Amir Lando defende incentivos para cafeicultura de Rondônia
Amir Lando homenageia Universidade Federal de Rondônia
Amir Lando pede recuperação das rodovias de Rondônia
Amir Lando se solidariza com agricultores sem terra de Rondônia
Amir Lando defende reestruturação da saúde em Rondônia