Amir Lando diz que governo implantará projeto como o da antiga Emater



Num brinde aos 32 anos de fundação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de Rondônia, o senador Amir Lando (PMDB-RO) anunciou que o atual governo planeja reimplantar uma política nacional nos moldes da antiga Emater. Para o senador, a história nacional precisa continuar sendo escrita com o trabalho, dedicação e espírito público que caracterizavam essa instituição sucateada no governo Collor.

- Há um presente sendo desembrulhado. O governo está desatando os melhores laços para reimplantar uma política nacional de assistência técnica e extensão rural - disse.

O objetivo da proposta do governo, disse o senador, é apoiar, estimular e animar iniciativas de desenvolvimento rural sustentável que envolvam atividades agrícolas e não agrícolas, tendo como centro o fortalecimento da agricultura familiar, visando a melhoria da qualidade de vida e adotando os princípios da agroecologia como eixo orientador das ações.

De acordo com Amir Lando, entre os princípios orientadores do governo está o de promover uma relação de participação e gestão compartilhada, pautada na co-responsabilidade entre os agentes do processo, estabelecendo interações efetivas e permanentes com a comunidade. Ele também disse que essa gestão deve rever, continuamente, os passos e ações estabelecidos, de forma a democratizar as decisões, contribuir para a construção da cidadania e facilitar o processo de controle social.

Ainda conforme o parlamentar, o governo pretende adotar um enfoque multidisciplinar, estimulando a adoção de novos paradigmas tecnológicos que permitam uma inserção não subordinada das populações locais no mercado globalizado, visando gerar novas fontes de renda economicamente viáveis, socialmente justas e ecologicamente sustentáveis.

Para Amir Lando, poucas são as instituições que têm, em sua trilha, os mesmos marcos da história do Brasil, nas últimas cinco décadas.

- Tudo indica, portanto, que os principais formuladores desta política estão se orientando pela experiência histórica das Ematers. E a Emater de Rondônia, com certeza, é parte substancial desta história - disse.



05/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governo dará tratamento especial à área social e implantará reforma agrária, diz Amir Lando

CPI dos Sanguessugas tem Antonio Carlos Biscaia como presidente e Amir Lando como relator

Amir Lando diz que Dia da Criança deve servir como data para reflexão

Amir Lando requer a governo limites para desmatamento

AMIR LANDO DIZ QUE GOVERNO NÃO PODE CONTAR COM DINHEIRO DE INATIVOS EM 2001

Amir Lando conclama governo a melhorar saúde pública em Rondônia