Ana Amélia comemora aprovação de acesso de bancos cooperativos a recursos do FAT




A senadora Ana Amélia (PP-RS) festejou a aprovação, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do projeto de lei de sua autoria (PLS 40/2011) que dá aos bancos cooperativos acesso a recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), para serem utilizados na concessão de crédito rural. A proposta foi aprovada em decisão terminativa na CAE.

A parlamentar disse que o projeto visa ampliar o acesso dos produtores rurais ao crédito. Ela destacou a grande capilaridade dos bancos cooperativos, que poderá levar o crédito a locais não atendidos pelos bancos convencionais.

A parlamentar citou levantamento da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) segundo o qual as cooperativas de crédito atuam sozinhas em 420 municípios brasileiros, que têm uma população, em média, de 5 mil habitantes. Ela agradeceu o empenho do relator da matéria, senador Casildo Maldaner (PMDB-SC), para sua aprovação. O senador, em aparte, retribuiu o agradecimento.

Ana Amélia também agradeceu à ex-senadora Marisa Serrano o trabalho desenvolvido como relatora da proposição na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). O senador Waldemir Moka (PMDB-MS) - presidente da Frente Parlamentar Mista do Cooperativismo - elogiou, também em aparte, o trabalho de Ana Amélia.

A senadora comemorou ainda a aprovação de dois requerimentos de sua autoria. O primeiro solicita a realização de uma audiência pública na CAE para apurar o vazamento de óleo no litoral fluminense, em campo operado pela empresa Chevron. Ela agradeceu ao senador Delcídio Amaral (PT-MS) por ter melhorado seu requerimento, acrescentando à lista de convidados o presidente da Central Única dos Petroleiros e um representante da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

O outro requerimento pede a realização de audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) para debater a Lei Geral da Copa. Entre os convidados estão o presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter, e do presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira. A senadora quer discutir as interferências que a Fifa está fazendo na legislação nacional, como acabar com a meia entrada e permitir a venda de bebidas alcoólicas nos estádios, sob a ameaça de transferir a realização do campeonato para outro país.



29/11/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Bancos cooperativos poderão ter acesso aos recursos do FAT

CAE pode votar na terça acesso de bancos cooperativos a dinheiro do FAT

Ana Amélia comemora aprovação de Código Florestal na Câmara

Casildo Maldaner sugere que bancos de desenvolvimento não-federais tenham acesso aos recursos do FAT

Ana Amélia comemora aprovação da MP que amplia capacidade de armazenagem e beneficia Santas Casas

Ana Amélia comemora aprovação, por duas comissões, do projeto no novo Código Florestal