Ana Amélia critica saque de depósitos judiciais pelo governo gaúcho



A senadora Ana Amélia (PP-RS) lamentou que, enquanto a bancada gaúcha no Senado Federal tem se esforçado para garantir recursos para o estado na nova distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE), o governo do Rio Grande do Sul tenha sacado R$ 4,2 bilhões de depósitos feitos a partir de demandas na Justiça estadual, segundo divulgou a imprensa.

A parlamentar frisou que esses depósitos judiciais deveriam ser intocáveis. Assinalou que a falta desse dinheiro, sacado pelo estado, inviabilizará o ressarcimento dos direitos reclamados na Justiça pelos demandantes, em caso de decisão judicial favorável.

O pior, para a representante gaúcha, é que os depósitos judiciais foram sacados para pagar despesas de custeio do estado, como a folha de pessoal e até mesmo o 13º salário, a ser pago no final do ano.

A senadora protestou ainda pela falta de prazo para a devolução dos valores sacados. Para ela, a situação de fragilidade das finanças do estado “é resultado de combinação entre gastos em demasia e a concessão de muitos reajustes a apenas algumas categorias”. Outras categorias, como os professores do estado, sequer estão recebendo o piso salarial, afirmou Ana Amélia.

- Esperamos a responsabilidade do governador do Rio Grande [do Sul] em relação a um cuidado com essas despesas, porque senão nosso trabalho aqui, de garantir a receita via Fundo de Participação, poderá ser neutralizado com a gastança que está continuando – afirmou Ana Amélia



03/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Bernardo critica projeto sobre os depósitos judiciais

Governo insiste no projeto dos depósitos judiciais

Bernd diz que governo tentou se apropriar dos depósitos judiciais

OAB contesta lei dos depósitos judiciais

OAB-RS recorre contra a lei dos depósitos judiciais

Audiência debate centralização dos depósitos judiciais