Ana Amélia destaca mutirões de atendimento da Defensoria Pública gaúcha



A senadora Ana Amélia (PP-RS) disse nesta quinta-feira (26) que a Defensoria Pública no Rio Grande do Sul promove ações para orientar os cidadãos sobre acesso gratuito à Justiça. Ela relatou evento realizado na quarta-feira (25): um mutirão de atendimento a 16 famílias do bairro Força e Luz, em Passo Fundo, para efetivar o ajuizamento de ações declaratórias de usucapião. A ação integra o Projeto Defensoria Pública Itinerante.

Ana Amélia anunciou que nesta sexta-feira (27) será a vez da cidade de Alvorada, na região metropolitana de Porto Alegre. Ela disse que a Defensoria vai atender moradores do bairro Formosa em demandas relacionadas à regularização fundiária de 65 famílias. A senadora citou a defensora Jimenes Chimeli, da Comarca de Alvorada, que explicou as ações promovidas pela Defensoria Pública naquele estado.

- O mutirão é uma forma de atendermos um grande número de pessoas em um curto tempo, resolvendo um problema que o assistido não consegue solucionar sozinho. Para o atendimento, fazemos três reuniões prévias. Nesses momentos as pessoas que necessitavam da assistência jurídica foram orientadas sobre a documentação que precisariam obter para dar início ao processo de usucapião - relatou.

A senadora disse que os documentos das famílias foram encaminhados à Prefeitura, responsável por produzir os mapas e memoriais descritivos das áreas, necessários para dar início aos processos. Ela acrescentou que, nesta sexta, os documentos serão analisados pelos defensores e que a Defensoria estabeleceu os mutirões em parceria com o poder executivo.

Ana Amélia ainda disse que, no mês de maio, mutirões regionais foram realizados em Três Passos, Ipê e Canoas, em conjunto com as prefeituras, que também disponibilizaram serviços como consultas médicas, dentistas, exames de glicose, verificação de pressão arterial, manicure, corte de cabelo e cursos de artesanato.

- Essas ações demonstram claramente o comprometimento jurídico e social da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, ao atender uma camada da população que tanto precisa do auxílio dos defensores públicos. E nós todos defendemos a contratação de mais profissionais para que a população carente seja melhor atendida - concluiu.



26/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mutirões em 13 estados e DF comemoram Dia Nacional da Defensoria Pública

OAB não renova convênio, mas Defensoria Pública mantém atendimento

Postos do CIC terão núcleos de atendimento da Defensoria Pública

Mozarildo destaca boa atuação da Defensoria Pública de Roraima

Ana Amélia destaca audiência pública sobre consumo de 'crack'

Acordo com Egito prejudica indústria gaúcha e deve ser rejeitado, defende Ana Amélia