Ana Amélia pede pressa na inclusão do voto aberto no Regimento Interno



A senadora Ana Amélia (PP-RS) defendeu a tramitação em regime de urgência de projeto de resolução de sua autoria que modifica o Regimento Interno do Senado estabelecendo o voto aberto nos processos de cassação de mandato parlamentar e em outros em que a Constituição não estabeleça o escrutínio secreto.

Em sua avaliação, a aprovação pelo Senado da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 43/2013 que abriu o voto em casos de cassação e na análise dos vetos presidenciais representou um momento de encontro com a sociedade brasileira, uma vez que atendeu pelo menos em parte as reivindicações dos movimentos de protesto de junho.

- O povo não quer saber quantas comissões o Senado terá ou como será distribuído o tempo dos senadores no Plenário. Isso é importante para ordenar os nossos trabalhos, mas o que as urnas querem mesmo – repito – é muita transparência. E nesse sentido, a única parte do regimento que guarda relação com essa reivindicação é exatamente aquela em que existem previsões de voto secreto além do determinado pela Constituição - afirmou a senadora.

Para a senadora, as alterações no Regimento Interno do Senado serão fundamentais para evitar futuros questionamentos em casos de cassação sobre os quais a Casa venha se debruçar.



05/12/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Amélia pede aprovação de voto aberto para cassação de mandato parlamentar

Áudio | Jucá apresenta projeto que acaba com voto secreto no Regimento Interno do Senado

Ana Amélia defende voto aberto no Legislativo

Ana Amélia defende aprovação de PEC do voto aberto vinda da Câmara

Ana Amélia propõe voto aberto para eleição da Mesa do Senado

Ana Amélia quer debate cuidadoso sobre voto aberto dos parlamentares