Ana Rita espera que Dilma vete partes do projeto dos 'royalties'



Em pronunciamento nesta quarta-feira (28), a senadora Ana Rita (PT-ES) disse acreditar que a presidente da República, Dilma Rousseff, vetará artigos do PLS 448/2011, que redistribui recursos oriundos dos royalties do petróleo. O texto, aprovado nas duas Casas do Congresso, foi enviado para a sanção presidencial. Segundo a senadora, se for sancionado como está, o texto trará ao Espírito Santo perdas de R$ 10,5 bilhões até 2020 e de R$ 1,8 bilhão em 2013.

- Imagine o que significa isso em termos de investimento em políticas públicas no estado do Espírito Santo e nos municípios capixabas - disse a senadora.

Ana Rita disse que o Congresso não conseguiu assegurar a manutenção dos interesses já conquistados pelos estados e municípios. Ela disse acreditar, no entanto, que é possível encontrar uma solução que permita ganhos a todos os estados e municípios.

- Será uma contradição gigantesca se alguns estados saírem desse processo prejudicados e penalizados – disse, após afirmar que o Espírito Santo é o único estado que perde recursos em todos os projetos relacionados ao pacto federativo.

Na avaliação da senadora, o relatório do deputado Carlos Zarattini (PT-SP), rejeitado pela maioria dos deputados, trazia muitos avanços com relação ao texto do Senado. A decisão da Câmara dos Deputados, para Ana Rita, é preocupante também porque o texto foi aprovado sem a vinculação da integralidade dos recursos à área de educação.



28/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin pede a Dilma que não vete projeto dos 'royalties'

Casagrande espera que presidente Lula vete emenda de Simon que distribui 'royalties' do petróleo

Ricardo Ferraço critica decisão da Câmara sobre 'royalties' e pede que Dilma vete

Ricardo Ferraço manifesta esperança de que presidente vete projeto dos 'royalties'

Ana Rita parabeniza Dilma por declaração sobre ‘royalties’ em encontro de prefeitos

Paim espera que STF vete taxação dos inativos