Aneel exclui usinas não conectadas à rede básica de pagamento por perdas elétricas
A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nesta terça-feira (22) excluir do rateio de perdas elétricas apuradas na Rede Básica, o conjunto de instalações de transmissão do Sistema Interligado Nacional (SIN), as usinas conectadas diretamente às redes de distribuição ou Demais Instalações de Transmissão (DIT). A decisão será publicada no Diário Oficial da União.
Um total de 17 usinas não conectadas à rede básica participava do rateio, uma vez que sua energia serviu de base para os contratos iniciais firmados em 1998. Essas usinas continuaram participando da divisão mesmo com o encerramento dos contratos em 2006.
Para regularizar a situação, a agência discutiu o assunto com os agentes em audiência pública, que recebeu 14 contribuições de dez agentes. A partir do despacho emitido pela Aneel, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) vai ajustar a modelagem de participação desses agentes no âmbito do Sistema de Contabilização e Liquidação.
Para dividir as perdas elétricas ocorridas durante o transporte da energia no sistema de transmissão, aplica-se um fator de perdas a todos os que acessam a Rede Básica. As perdas são divididas meio a meio entre geradores e agentes de consumo, proporcionalmente à garantia física e à carga verificada, respectivamente.
Fonte:
Aneel
22/03/2011 20:50
Artigos Relacionados
Comissão vota projeto que exclui pagamento de professores dos limites de gasto com pessoal
Aneel reabre audiência púbilica sobre exploração de usinas termelétricas
Acir Gurgacz pede diálogo da Aneel com a sociedade sobre obras de usinas
Aneel nega pedido de prorrogação de prazo para novas usinas termelétricas da Bahia
Aprovado projeto que antecipa pagamento de perdas do FGTS decorrentes dos planos Verão e Collor I
Aneel autoriza implantação de projeto piloto de pré-pagamento