Ângela Portela pede veto de artigos do novo Código Florestal
A senadora Ângela Portela (PT-RR) afirmou nesta quarta-feira (2) que torce para que a presidente Dilma Roussef vete os artigos do Código Florestal (PLC 30/2011 no Senado e PL 1.876/99 na Câmara) em desacordo com o texto aprovado em dezembro pelo Senado. De autoria do deputado federal Paulo Piau (PMDB-MG), a versão final, aprovada na última semana pela Câmara, modifica em mais de 20 pontos o teor do texto proposto pelo Senado.
– Estarei muito atenta aos desdobramentos e torcendo pelo veto da presidente Dilma Roussef a trechos que estão em desacordo com o substitutivo do Senado – afirmou Ângela Portela, que elogiou o trabalho do senador Jorge Viana (PT-AC), um dos relatores do projeto no Senado.
A senadora criticou o fato de o texto aprovado pela Câmara não obrigar os produtores rurais que desmataram áreas de preservação permanente (APPs) até a data de 22 de julho de 2008 a recompor a vegetação nativa. O texto aprovado pelo Senado previa recomposição, ainda que com regras consideradas flexíveis pelos ambientalistas.
– Como não compactuo com a ideia de complacência para com desmatamentos ilegais, defendo que as APPs desmatadas devem ser recuperadas. Tanto os grandes produtores como os médios e pequenos precisam ter a consciência do cultivo da terra e de sua recomposição – comentou a parlamentar.
Apesar das críticas, Ângela Portela comemorou o fato de a Câmara ter mantido, no texto aprovado, o conteúdo de emenda apresentada por ela no Senado, que reduziu de 80% para 50% o percentual de reserva legal nos estados da Amazônia que já tenham 65% de seus territórios em unidades de conservação e terras indígenas. É o caso de Roraima, estado da senadora.
Para ela, a alteração aprovada não fere a legislação ambiental nacional e nem convenções da Organização das Nações Unidas (ONU), além de beneficiar os produtores do estado.
– São pelo menos mais 300 mil hectares para a produção e, o mais importante disso, com segurança jurídica e preservação ambiental – disse a senadora.
02/05/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ângela Portela comemora um ano da aprovação do novo Código Florestal
Angela Portela: novo Código Florestal traz avanços sem induzir a desmatamentos
Governo anuncia veto a 12 artigos do projeto do Código Florestal
Jorge Viana defende veto ao novo Código Florestal
Paulo Paim destaca movimento pelo veto ao novo Código Florestal
Waldemir Moka se diz contra veto total a projeto do novo Código Florestal