Ângela Portela pede providências contra invasão de terras indígenas
A senadora Ângela Portela (PT-RR) pediu em Plenário, nesta terça-feira, (10) que a Polícia Federal, o Ministério da Justiça e a Fundação Nacional do Indio (Funai) verifiquem denúncias de irregularidades que estariam ocorrendo em terras Yanomami.
O apelo às autoridades se baseia em documento em que a Hutukara Associação Yanomami denuncia a invasão de terras indígenas por garimpeiros e grileiros, o desmatamento de áreas próximas e "falhas do poder público" na prestação de serviços de educação e saúde.
A senadora lembrou que a demarcação das terras indígenas em 1992 foi objeto de resistência devido à existência na região de ouro, cassiterita e minérios estratégicos, como nióbio e urânio. A terra indígena Yanomami, que se estende por 96 mil quilômetros quadrados nos estados do Amazonas e Roraima, abriga 19 mil indígenas.
De acordo com o documento encaminhado pelos Yanomami, a presença de garimpeiros em suas terras aumentos nos últimos três anos, sem resposta efetiva por parte dos órgãos federais.
- As lideranças indígenas estão preocupadas, sobretudo porque a presença de garimpeiros na região resulta em conflitos e, nestes, geralmente quem leva a pior são os próprios índios - disse a senadora.
10/05/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lobão pede providências contra a invasão de terras públicas no país
Angela Portela pede proteção para comunidades indígenas
Ângela Portela pede ações contra tráfico de pessoas em Roraima
Ângela Portela quer CPI em Roraima para investigar grilagem de terras
Indígenas reclamam de invasão de terras demarcadas e criticam governo
Ângela Portela anuncia plano do governo para aumentar participação política de populações indígenas