Antero alerta para a possibilidade de criação de milícias rurais



O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) manifestou sua preocupação diante de notícias sobre criação de milícias rurais em Mato Grosso, veiculadas pelo presidente da União Democrática Ruralista (UDR), Marcos Prochet. Ele pediu imediatas providências do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, lembrando que a Constituição proíbe a formação de milícias paramilitares no país.

Antero citou notícias veiculadas pela Internet, informando que um encontro nacional de proprietários rurais está previsto para próxima quarta-feira (19), durante o Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária, o Enipec, a realizar-se em Cuiabá, com o objetivo de votar um documento aprovando o uso da força para barrar avanços do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Para Antero, as declarações de Prochet, afirmando que os proprietários querem organizar um comando - um grupo armado dedicado à defesa das propriedades rurais - são alarmantes, porque também já existem ameaças do MST de intensificar suas ações em todo o Brasil, a partir do mês de abril. O senador por Mato Grosso afirmou que o mais importante é garantir a paz no campo.

- O ministério da Justiça tem a obrigação constitucional de desarmar os espíritos e, mais ainda, os grupos organizados de ambos os lados - disse.



17/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Agripino alerta para possibilidade de crise institucional

Lobão alerta para possibilidade de apagão elétrico em 2010

Tourinho alerta para possibilidade de crise energética em 2008

Ampliada a possibilidade de trabalhadores rurais receberem benefícios da Previdência

Ampliada a possibilidade de trabalhadores rurais receberem beneficios da Previdência

Requião alerta Dilma para possibilidade de 'desvios' no trem-bala