Antero pede que Senado acompanhe investigações da "Operação Sanguessuga"



O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) defendeu nesta sexta-feira (5), em Plenário, que seja designada uma comissão do Senado para acompanhar as diligências da Polícia Federal na apuração dos envolvidos no esquema de compras de ambulâncias, que teriam sido adquiridas mediante manipulação das emendas de parlamentares no Congresso. A apuração do esquema pela Polícia Federal, dentro da "Operação Sanguessuga", revelou uma lista de envolvidos que inclui parlamentares e assessores da Câmara e do Senado.

VEJA MAIS

Antero Paes de Barros, no mesmo pronunciamento, condenou a divulgação do nome da deputada mato-grossense Thelma de Oliveira (PSDB) entre os envolvidos no esquema. O senador afirmou que Thelma não tem envolvimento com esse fato e disse que a denúncia contra a deputada deve ter sido equívoco ou do jornalista ou dos responsáveis pela apuração.

Em defesa da deputada tucana, o senador fez questão de apresentar as emendas que a parlamentar apresentou em 2004 e 2005 à proposta orçamentária. Disse que diante desse fato é fundamental que uma comissão de parlamentares acompanhe, junto à Polícia Federal e ao Ministério Público, as investigações que ainda prosseguem.

O parlamentar lembrou ainda que há um projeto de lei de sua autoria e outro, do senador Pedro Simon (PMDB-RS), que propõem a quebra de sigilo dos parlamentares. As proposições estão tramitando na Casa e, na avaliação do senador, este é o momento propício para serem examinadas. Para ele, os parlamentares envolvidos em fraudes devem ser "banidos da vida pública". No entanto, disse Antero, os dignos não podem ser prejudicados.



05/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Bancada do governo pede que Conselho de Ética acompanhe investigações de escuta na Bahia

CGU encaminha dados sobre "Operação Sanguessuga" à CPI

Renan aguarda conclusão da PF sobre "Operação Sanguessuga"

Suassuna nega participação em esquema revelado pela Operação Sanguessuga

Após "Operação Sanguessuga", Alvaro Dias propõe o fim da Comissão de Orçamento

Renan vai abrir investigação para apurar responsabilidades no caso da Operação Sanguessuga