Renan aguarda conclusão da PF sobre "Operação Sanguessuga"
O presidente Renan Calheiros afirmou, em entrevista nesta sexta-feira (05), que aguarda o resultado das investigações da Polícia Federal sobre a chamada "Operação Sanguessuga" para tomar as providências necessárias. A Polícia Federal informou que prendeu, na quinta-feira (4), 46 pessoas acusadas de fraudes que passariam pela elaboração do Orçamento e por sua execução.
Perguntado sobre se o caso pode ser objeto de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, Renan afirmou que o assunto é objeto de investigação da Polícia Federal e do Ministério Público.
- É necessário que haja o esclarecimento definitivo por essas autoridades para que, como conseqüência disso, nós possamos tomar as providências que a sociedade cobra - declarou o senador.
Renan afirmou que, com o resultado do inquérito, se for necessário, encaminhará o assunto à Corregedoria Parlamentar ou ao Conselho de Ética. No caso de investigações envolvendo parlamentares, esse procedimento é automático, acrescentou.
Perguntado sobre se há razão para extinguir a Comissão de Orçamento, Renan afirmou que, quase diariamente, tem defendido mudanças no sistema de aprovação do Orçamento. Na opinião do presidente do Senado, o atual sistema de elaboração e aprovação do Orçamento da União está esgotado.
- No mundo todo se faz Orçamento de forma diferente, envolvem-se as comissões permanentes desde o início do processo orçamentário. Aqui precisa acontecer igual, a sociedade cobra que façamos essas mudanças, tenho defendido essas mudanças quase diariamente - acrescentou Renan.
05/05/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Renan e Aldo resolvem esperar investigação da Procuradoria para decidir sobre Operação Sanguessuga
Renan vai abrir investigação para apurar responsabilidades no caso da Operação Sanguessuga
CGU encaminha dados sobre "Operação Sanguessuga" à CPI
Antero pede que Senado acompanhe investigações da "Operação Sanguessuga"
Suassuna nega participação em esquema revelado pela Operação Sanguessuga
Após "Operação Sanguessuga", Alvaro Dias propõe o fim da Comissão de Orçamento