Antes da reforma do Judiciário, Senado vota MPs e projetos para liberar a pauta
Na primeira sessão deliberativa marcada para este semestre, no dia 10 de agosto, os senadores devem votar medidas provisórias (MPs) e projetos de lei que estão trancando a pauta da Casa antes de começar a analisar as propostas consideradas prioritárias, como a reforma do Judiciário, o projeto que institui as parcerias público-privadas (PPP) e a Lei da Biossegurança. Entre as matérias está o projeto de lei que prorroga até 2019 a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) concedida às empresas de desenvolvimento ou produção de bens e serviços de informática e automação (PLC 32/04).
Os senadores devem votar ainda o projeto de lei da Câmara (PLC 3/02) que estabelece a obrigatoriedade de as unidades vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) oferecerem atendimento odontológico à população, de acordo com o substitutivo apresentado pelo relator, senador Edison Lobão (PFL-MA). O texto, aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), amplia o rol de ações preventivas e assistenciais em saúde a serem ofertadas pela rede pública ou conveniada ao SUS por meio de alteração na Lei Orgânica da Saúde.
O substitutivo obriga o SUS a prestar assistência à saúde em geral, sem particularizar a oferta de serviços odontológicos, já que as ações assistenciais e as atividades preventivas oferecidas pela rede pública são executadas por todas as profissões de saúde reconhecidas.
Também já está na pauta do Senado o projeto de lei que torna obrigatório o uso da linguagem inclusiva na legislação e em documentos oficiais (PLC 102/02). Segundo a relatora na CCJ, senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), por dar tratamento igualitário entre mulheres e homens, essa linguagem respeita as diferenças de gênero e é uma das formas de combater a discriminação contra a mulher. O substitutivo apresentado por Serys, entre outras medidas, torna obrigatória a referência no feminino todas as vezes em que o substantivo masculino estiver sendo empregado para designar ambos os sexos.
30/07/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Governo tentará liberar a pauta para votar projetos do pré-sal
Plenário tem de votar MPs e projetos de conversão para liberar a pauta
Plenário tem de votar medidas provisórias e projetos de conversão para liberar a pauta
Senado vota nesta quinta-feira destaques da reforma do Judiciário
Senado vota nesta quinta reforma do Judiciário e projeto de incentivo às inovações tecnológicas
Com pauta trancada por MPs, Senado não vota projetos nesta quinta