Antonio Carlos pede que Senado intervenha pelo Incor de Brasília



Ao discursar nesta segunda-feira (2) no Plenário, o senador Antonio Carlos Magalhães (DEM-BA) fez um apelo ao presidente do Senado, Renan Calheiros, para que este interceda junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela liberação dos recursos do Instituto do Coração (Incor) de Brasília, que corre o risco de ser fechado. Segundo o parlamentar, há recursos do orçamento do Senado destinados à instituição que estão contingenciados.

O Incor Brasília é parcialmente financiado por órgãos públicos federais como o Senado e a Câmara dos Deputados. Segundo o senador, a crise que afeta o Incor de São Paulo, mantido pela Fundação Zerbini, pode afetar a unidade do Distrito Federal.

- Seria uma tristeza fechar o Incor, não só pelas pesquisas que faz do ponto de vista cardiológico, mas pelas muitas vidas que têm sido salvas aqui, ainda que por uma equipe mínima - disse ele.

Antonio Carlos lembrou que lutou muito para criar o Incor em Brasília após a morte de seu filho, Luís Eduardo Magalhães, em 1998, quando percebeu que "o socorro era muito precário"na capital do país no que se refere ao atendimento de problemas cardíacos.

Em aparte, o senador Valdir Raupp (RO), líder do PMDB, ressaltou a importância do Incor de Brasília para as Regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. Os senadores Tasso Jereissati (PSDB-CE) e José Agripino (DEM-RN) também manifestaram sua solidariedade ao pleito do parlamentar baiano.

Crise no setor aéreo

Ao comentar o noticiário do fim-de-semana, Antonio Carlos criticou o presidente Lula por ter desautorizado o brigadeiro Juniti Saito, comandante da Aeronáutica, que havia decretado a prisão dos controladores de vôo rebelados na greve da última sexta-feira (30). Para o senador, "a quebra da disciplina e da hierarquia nas Forças Armadasé prenúncio péssimo para qualquer governo".

Antonio Carlos também criticou o presidente da República por manter o ministro Waldir Pires (Defesa) em sua equipe após seis meses de crise no setor aéreo. O parlamentar salientou que Lula tem a responsabilidade de sempre "escolher os melhores" para o seu Ministério.



02/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Incor divulga novo boletim sobre saúde de Antonio Carlos Magalhães

Antonio Carlos diz que haverá outro candidato na disputa pelo Senado

Antonio Carlos cobra do Ministério Público resposta a dossiês encaminhados pelo Senado

Mozarildo pede que parlamentares se mobilizem para salvar o Incor Brasília

SENADO ASSINA CONVÊNIO PARA ABERTURA DE FILIAL DO INCOR EM BRASÍLIA

Tebet informa que Antonio Carlos Magalhães será ouvido pelo Conselho de Ética