Antônio Carlos Valadares fala sobre conscientização a respeito do autismo
O Dia Internacional para a Conscientização a respeito do Autismo, celebrado em 2 de abril, foi o tema do pronunciamento do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) em Plenário nesta segunda-feira (4). O senador falou sobre o papel do Legislativo na discussão dos temas relacionados à inclusão de pessoas com deficiência.
- No dia 5, amanhã, na Câmara dos Deputados haverá a instalação da Frente Parlamentar de Políticas para a Inclusão das Pessoas com Deficiência e, no dia 8, haverá sessão especial no Plenário voltada para a pessoa com deficiência. O Congresso Nacional cumpre uma agenda social importante que deve ser enaltecida e reconhecida por todos nós - disse Valadares.
O senador falou sobre as manifestações em todo o mundo, onde prédios e monumentos foram iluminados com a cor azul para marcar a conscientização sobre o autismo, e citou como exemplos o Congresso Nacional, em Brasília, e a Associação de Amigos do Autista (Amas) em Sergipe, estado que representa no Senado.
Segundo o senador, a criação da Amas, por Dona Maria do Carmo, cujo filho é autista, é o resultado de uma luta por um local de atenção múltipla para suprir o que o Estado deixou de fazer. O senador afirmou já ter apresentado emenda ao Orçamento para beneficiar a associação, mas disse que há outras maneiras de contribuir.
- Quero alertar as autoridades, governantes, toda a sociedade para que políticas de saúde pública voltadas para o tratamento e diagnóstico do autismo sejam criadas, que o SUS [Sistema Único de Saúde] seja capacitado para o atendimento. Os tratamentos mais eficientes disponíveis hoje são muito caros, e, como sempre, a população mais pobre é a mais atingida - lamentou.
Estatísticas
Segundo o senador, o número mais aceito no mundo a respeito do autismo é o do Centro para o Controle de Doenças e Prevenção (CDC), dos Estados Unidos, que estima que, a cada 110 crianças na faixa dos oito anos de idade, uma seja autista. No Brasil, segundo o senador, a única estimativa é do psiquiatra Marcos Tomanik Mercadante. De acordo com a pesquisa, o a proporção é de uma criança autista a cada 333.
04/04/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
CE pode aprovar Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo
Com iluminação azul, Senado apoia conscientização sobre autismo
Flavio Arns lembra Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo
Antonio Carlos Júnior fala sobre mudanças no Fundo Social
Paim relembra a luta pela conscientização sobre o autismo no país
Antônio Carlos Valadares aponta desafios da Rio+20