APROVAÇÃO DA EMENDA QUE REDUZ SESSÕES DO CONGRESSO MARCA A SEMANA



A aprovação da emenda constitucional que reduz as hipóteses de sessão conjunta do Congresso Nacional, a autorização para a criação de 30 procuradorias da República, a criação de três territórios na Amazônia e a recondução dos dirigentes da Agência Nacional do Petróleo e da Agência Nacional de Telecomunicações marcaram os trabalhos do Senado ao longo desta semana.

Aprovando proposta do senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), o Plenário alterou seis artigos da Constituição para determinar que as duas Casas do Congresso só se reunirão conjuntamente para inaugurar a sessão legislativa, dar posse ao presidente da República, promulgar emenda constitucional e recepcionar chefe de Estado. Aprovada em segundo turno com 61 votos, a matéria depende agora da deliberação da Câmara.

De iniciativa do Ministério Público, foi aprovado projeto para criar procuradorias nos municípios de Resende, Itaperuna e São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro; Campo Mourão, Paranaguá e Ponta Grossa, no Paraná; Pelotas e Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul; e Lages e Tubarão, em Santa Catarina. O mesmo projeto cria outras 20 procuradorias em municípios ainda não especificados, as quais serão implantadas a critério do Ministério Público Federal.

Em turno suplementar, foi aprovado substitutivo do senador Jefferson Peres (PDT-AM) a projeto do senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) que autoriza plebiscito na Amazônia para criação de três territórios - Rio Negro, Juruá e Solimões. A idéia de Mozarildo era juntar vários municípios carentes de serviços públicos para a formação de um novo estado, mas o Senado preferiu criar três territórios. A matéria ainda vai à deliberação da Câmara.

Com 44 votos favoráveis e sete contrários, o Senado aprovou a recondução de David Zylberstajn ao cargo de diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, para um novo mandato de cinco anos. O presidente do Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações, Renato Navarro Guerreiro, também foi reconduzido ao cargo para um novo mandato de cinco anos. A decisão foi tomada por 46 votos contra cinco.

O Senado decidiu alterar a Resolução 78/98 da Casa para permitir às administrações estaduais obterem do governo federal a antecipação de receitas de royalties em prazo superior ao período de governo. De acordo com o projeto, esses recursos só poderão ser utilizados para capitalização dos fundos de pensão ou pagamento de dívidas junto à União.

Quarta-feira, o Plenário decidiu submeter a novo exame da Comissão de Assuntos Econômicos o projeto com que o senador Osmar Dias (PSDB-PR) deseja reduzir de 12% para 7% o ICMS cobrado nas operações interestaduais com farinha de trigo. O parlamentar argumenta que essa redução é essencial para baixar o preço da farinha no produto final que chega ao consumidor, mas vários senadores disseram que ainda não estão convencidos disso.

Um deles, Lúcio Alcântara (PSDB-CE), apresentou carta do secretário da Fazenda do Ceará, sustentando que a redução da alíquota prejudicará estados do Nordeste. O secretário será convidado a vir falar na CAE, quando a comissão reexaminar o projeto. O Senado também aprovou decretos legislativos renovando a concessão de funcionamento de dez emissoras em todo o país.

09/11/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


VAI PARA A CÂMARA EMENDA QUE REDUZ SESSÕES DO CONGRESSO

REINICIADA A DISCUSSÃO DA EMENDA QUE REDUZ AS SESSÕES DO CONGRESSO

APROVADA EMENDA QUE REDUZ SESSÕES CONJUNTAS DO CONGRESSO

SENADO VOTA NESTA QUARTA EMENDA QUE REDUZ SESSÕES CONJUNTAS

PROPOSTA QUE REDUZ SESSÕES DO CONGRESSO SERÁ VOTADA NO DIA 8

SENADO VOTA PROPOSTA QUE REDUZ AS SESSÕES DO CONGRESSO