Aprovação do Estatuto da Cidade é defendida por Mauro Miranda



O senador Mauro Miranda (PMDB-GO) defendeu em Plenário, nesta segunda-feira (dia 11), a aprovação do Estatuto da Cidade, previsto pela Constituição Federal. Ele apontou para a expansão das cidades brasileiras - onde vive 80% da população brasileira - que estariam mergulhadas em inúmeros problemas relacionados com a má ocupação do solo e o péssimo gerenciamento urbano.

Mauro Miranda defendeu a idéia da sustentabilidade urbana, com a preservação do meio ambiente. De acordo com o senador, o Estatuto da Cidade trata de questões como a escassez de moradia, a precariedade do sistema de transportes e dos serviços de saneamento e energia elétrica, além do crescimento dos índices de violência e desemprego. O senador por Goiás mencionou também o déficit de cinco milhões de moradia.

O senador afirmou que o Estatuto da Cidade é o assunto mais importante atualmente discutido no Senado, e que influirá positivamente na qualidade de vida de todo o povo brasileiro.

- No Estatuto da Cidade, são regulados temas como a garantia a cidades sustentáveis, com o planejamento urbano, a oferta adequada de equipamentos urbanos e rurais e a produção de bens e serviços no limite da sustentabilidade ambiental - disse, apontando também para a gestão democrática, instituída pelo estatuto, e a cooperação entre os governos, a iniciativa privada e os demais setores da sociedade.

Segundo o senador, que foi o relator da matéria na Comissão de Assuntos Sociais, o estatuto define bases para a regularização fundiária e para a proteção do meio ambiente natural e do patrimônio cultural. Cidades com mais de 20 mil habitantes contarão, obrigatoriamente, com um plano diretor.

Em apartes, o senador Ademir Andrade (PSB-PA) elogiou o Estatuto da Cidade, que é um projeto de autoria do falecido senador Pompeu de Sousa. O senador Juvêncio da Fonseca (PMDB-MS) saudou o trabalho de Mauro Miranda na relatoria do projeto no âmbito da CAS. O senador Pedro Simon (PMDB-RS) destacou a importância do Estatuto da Cidade, e lamentou que a matéria, "tão importante para o país, tenha ficado tanto tempo engavetada no Congresso".

11/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mauro Miranda ressalta importância do Estatuto da Cidade

Mauro Miranda pede aplicação do Estatuto da Cidade

Estatuto da Cidade será lei em breve, prevê Mauro Miranda

Mauro Miranda destaca empenho dos municípios em implantar Estatuto da Cidade

Aprovação urgente do Estatuto da Igualdade Racial é defendida em audiência pública

Mauro Miranda destaca importância do Estatuto das Cidades