Aprovada alteração no programa de arrendamento residencial
O Senado aprovou nesta quarta-feira (24) projeto de lei de conversão (PLV 12/2004) que institui o Programa de Arrendamento Residencial (PAR). O programa oferece habitação à população de baixa renda, utilizando-se do arrendamento com opção de compra do imóvel. O PLV, que teve o parecer favorável da senadora Fátima Cleide (PT-RO), modifica o limite total para aquisição de imóveis e transfere para o Ministério das Cidades a responsabilidade de gerenciar o programa. A matéria vai à sanção do presidente da República. Seguem na pauta do Plenário, trancando as votações, mais nove medidas provisórias.
Durante o debate, o senador Marcelo Crivella (PL-RJ) classificou o PLV de "inteligentíssimo", por manter o programa sob o controle operacional da Caixa Econômica Federal, mas transferir "a gestão política" ao ministério das Cidades, que, a seu ver, terá mais interesse em atender à população de baixa renda. Para Crivella, o programa irá gerar empregos e movimentar a economia.
- A gestão financeira cabe à Caixa - ressaltou Crivella.
O líder do PFL, senador José Agripino (RN) manifestou desconfiança ante o PLV. A seu ver, o ministério das Cidades, "que até agora não disse a que veio", poderá dar um viés partidário ao programa.
- Prefiro que o PAR permaneça com a gestão da Caixa - disse, José Agripino, que votou contra a matéria.
O líder do PSDB, Arthur Virgílio (PSDB-AM), apoiou a aprovação do PLV, mas criticou o excesso de ministérios do governo de Luís Inácio Lula da Silva. Votaram contra o PLV os senadores César Borges (PFL-BA), Ramez Tebet (PMDB-MS) e José Agripino (PFL-RN).
24/03/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovada MP que criou programa de arrendamento residencial
Elevação da Liquidez do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR)
Senado aprova mudanças em PLV sobre arrendamento residencial
Aprovada na CAE segunda isenção do Imposto de Renda na venda de imóvel residencial novo
Aprovada alteração no ICMS
Aprovada alteração no Fesa