Aprovada MP que institui o Fundo Nacional de Segurança Pública



Em sessão do Congresso Nacional, foi aprovada a medida provisória (MP) que instituiu o Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). O Fundo funciona no âmbito do Ministério da Justiça e tem como objetivo apoiar projetos em todas as esferas governamentais na área de segurança pública. Os recursos do FNSP serão aplicados prioritariamente em projetos que objetivem reduzir o índice de criminalidade e aumentar a eficácia na apuração de crimes.

Os recursos deverão ser aplicados no reequipamento das polícias estaduais, treinamento e qualificação de policiais, sistemas de informações e estatísticas e no aprimoramento da polícia técnica e científica.

O Conselho Gestor, que administra os recursos do Fundo, é formado por representantes do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; da Casa Civil; do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; e da Procuradoria-Geral da República. Os recursos do FNSP têm origem no Orçamento da União, em doações, empréstimos ou em receitas decorrentes de aplicações de recursos orçamentários.

O relator da proposta foi o senador Romeu Tuma (PFL-SP), que opinou pela aprovação da matéria.

07/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada criação de Sistema Nacional de Segurança Pública

Aprovadas mudanças no Fundo Nacional de Segurança Pública

Comissão discute Fundo Nacional de Segurança Pública

Projeto prevê criação de Fundo Nacional de Segurança Pública

Novas regras para o Fundo Nacional de Segurança Pública

Emenda amplia alcance do Fundo Nacional de Segurança Pública