Aprovadas indicações de diplomatas



Em votação secreta, o Senado aprovou nesta quarta-feira (dia 22) mensagens presidenciais indicando dois diplomatas para representar o Brasil no exterior. Por 63 votos a favor, 6 contra e duas abstenções, Vera Pedrosa Martins de Almeida foi aprovada para ser embaixadora do Brasil na Dinamarca.

O senador José Eduardo (PT-SE) elogiou o currículo da diplomata e lembrou que ela é filha de Mário Pedrosa, intelectual portador da ficha número 1 de filiação ao PT, além de histórico militante comunista.

Na mesma sessão, com 63 votos a favor, 8 contra e 4 abstenções, foi aprovado o nome de Luiz Henrique Pereira da Fonseca para, junto com a embaixada da Finlândia, exercer o cargo de embaixador na Estônia.

O Senado também aprovou, com 60 votos a favor, 8 contra e 3 abstenções, o nome de Roberto Augusto Castellanos Pfeiffer para integrar o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), com mandato de dois anos, na vaga decorrente do término do mandato de Mércio Felsky.

Na ocasião, o senador Sebastião Rocha (PDT-AP) questionou o papel do Cade na defesa do consumidor. Ele se referiu a práticas de cartel que a Ambev estaria conduzindo em seu estado, para combater a concorrência no mercado de cerveja, e antecipou que apresentará requerimento para que a Comissão de Assuntos Econômicos discuta a formação dessa empresa. Também apelou a Roberto Castellanos para que examine os atos da Ambev.

Foi também aprovado em plenário acordo comercial entre o Brasil e o governo da República da Indonésia, celebrado em setembro de 1996, em Brasília, destinado a expandir e fortalecer as relações comerciais entre os dois países. A decisão agora vai a promulgação.

22/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE analisa indicações de diplomatas na terça-feira

Comissão de Relações Exteriores vota indicações de diplomatas

CRE examina indicações de duas diplomatas para cargos no exterior

Indicações de três diplomatas para embaixadas do Brasil recebem pareceres favoráveis da CRE

Aprovadas indicações de ministros do STM e TST

Aprovadas indicações para o STJ e CNJ