APROVADAS NA CAE REGRAS PARA RESSEGUROS



Os senadores da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovaram nesta terça-feira (dia 07) parecer favorável ao projeto de lei da Câmara, de autoria do Executivo, que transfere as atribuições regulatórias e de fiscalização do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB) para a Superintendência de Seguros Privados (Susep). O projeto, segundo o relator, senador Edison Lobão (PFL-MA), tem por objetivo assegurar a continuidade dos serviços públicos, notadamente os relativos ao controle preventivo e repressivo do mercado ressegurador, e resguardar os interesses dos segurados do IRB, em face da privatização dessa instituição.
O projeto determina que o acervo de dados, informações técnicas e demais registros do Instituto serão fornecidos à Susep. Além da transferência de atribuições, a proposta do Executivo estabelece novas competências ao Conselho Nacional de Seguros Privados para formular diretrizes da atividade de resseguro, levando em conta os princípios gerais da atividade econômica.
O não cumprimento das normas relativas à atividade de corretagem de resseguros implicará penalidades de multa, suspensão temporária do exercício da atividade e cancelamento de registro ou da autorização de funcionamento, de acordo com o projeto.
O relator citou a exposição de motivos do ministro da Fazenda, Pedro Malan, segundo a qual o projeto é necessário para garantir a eficácia da atuação do estado na fiscalização das resseguradoras após a desestatização do IRB.
- As disposições contidas no projeto se inserem num processo altamente relevante de busca de maior competitividade no mercado de resseguros, com a conseqüente diminuição dos preços e melhoria da infra-estrutura dos serviços associados, tais como inspeção de riscos, novas técnicas de gerência de riscos e estatísticas de outros mercados - afirmou o senador Edison Lobão.

07/12/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovadas regras para rastreabilidade bovina

APROVADAS REGRAS PARA CLASSIFICAÇÃO DE VEGETAIS

APROVADAS NOVAS REGRAS PARA EDIÇÃO DE MPS

Aprovadas regras para realização de primárias presidenciais

Aprovadas na CCJ regras para cadastros negativos de crédito

Aprovadas novas regras para o funcionamento de cooperativas