Aprovadas regras para rastreabilidade bovina



Acaba de ser aprovada pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), em decisão terminativa, projeto que disciplina a aplicação de rastreabilidade na cadeia produtiva da carne de bovinos e búfalos. A rastreabilidade é a capacidade de garantir o registro e o acompanhamento das informações referentes às fases da cadeia produtiva da carne, permitindo seguir um animal ou grupo de animais em todos os estágios da sua vida e também um produto pelas fases de produção, transporte, processamento e distribuição. 

VEJA MAIS

De acordo com o projeto (PLC 135/09), o objetivo da rastreabilidade é o aperfeiçoamento dos controles e garantias nos campos da saúde animal, saúde pública e inocuidade dos alimentos. 

Os agentes econômicos que integram a cadeia produtiva da carne de bovinos e búfalos ficam responsáveis, em relação à etapa de que participam, pela guarda dos registros fiscais de movimentação e comercialização de animais e de produtos de origem animal por um prazo de cinco anos. Os produtores terão dois anos, a partir da regulamentação da lei, para se adequarem às novas normas.

O projeto foi apresentado pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados. Em voto favorável à matéria, o senador Gilberto Goellner (DEM-MT) lembra que a exigência legal de rastreabilidade para os alimentos produzidos ou exportados para a União Europeia já provocou embargos às exportações de carne bovina brasileira. E registra que o Japão e os Estados Unidos tendem a exigir também tais procedimentos.

Mais informações a seguir



20/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada proposta que disciplina rastreabilidade da carne bovina

APROVADAS NA CAE REGRAS PARA RESSEGUROS

APROVADAS REGRAS PARA CLASSIFICAÇÃO DE VEGETAIS

APROVADAS NOVAS REGRAS PARA EDIÇÃO DE MPS

Aprovadas regras para realização de primárias presidenciais

Aprovadas na CCJ regras para cadastros negativos de crédito