Aprovado o orçamento para 2002
O Orçamento do Estado, encaminhado à Assembléia no último dia 14 de setembro, teve suas prioridades definidas em 735 plenárias do Orçamento Participativo, através das assembléias de base geográfica e das realizadas para discutir o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, ocorridas nos 497 municípios e nas 22 regiões do Estado. Também, foram consideradas propostas apresentadas pelos parlamentares e as aprovadas nas assembléias do Fórum Democrático, composto pelo Poder Legislativo, Uvergs, Coredes e Famurs.
Das 676 emendas apresentadas à Comissão de Finanças e Planejamento (CFP), no período em que a proposta permaneceu em pauta - além de outras 21 que foram apresentadas pela própria Comissão - foram aprovadas, em bloco, por 39 votos favoráveis e seis contrários, as 61 encaminhadas para apreciação em Plenário com parecer favorável. A maioria das emendas apresentadas pela Comissão de Finanças referem-se a melhorias nas estradas gaúchas ou destinam verbas para hospitais do interior.
Por outro lado, a proposta do Executivo prioriza projetos nas áreas da educação, da saúde e do transporte e circulação. Ainda, são prioritários, os recursos para a implantação gradativa da Uergs, para a geração de empregos e para o fortalecimento da agricultura familiar.
Foram aprovadas, também, com 44 votos favoráveis e seis contrários, 143 emendas indicativas que deverão ser encaminhadas ao governo para que avalie a necessidade de executá-las.
11/28/2001
Artigos Relacionados
Aprovado em plenário orçamento do Estado para 2002
Aprovado relatório do orçamento para 2002 na Comissão de Finanças
Comissão de Orçamento divulgará pela Internet projeto de Orçamento para 2002
Comissão de Orçamento questiona Martus Tavares sobre orçamento 2002
Lauro Campos diz que orçamento para 2002 é especulativo
ACM:GOVERNO ADMITE ORÇAMENTO IMPOSITIVO PARA 2002