Aprovado projeto que impede funcionário de juntar milhas obtidas com viagens oficiais



Os funcionários públicos que viajam a serviço poderão ficar impedidos de juntar para si as premiações oferecidas pelas companhias aéreas a título de retribuição por fidelidade. A medida está prevista em parecer favorável do senador Edison Lobão (PFL-MA) ao projeto de lei nº 630/1999, do ex-senador Lúcio Alcântara, que obriga a reversão dos prêmios ao órgão público pagador dos bilhetes. A matéria, aprovada por unanimidade nesta quinta-feira (21) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), ainda depende de exame da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em caráter terminativo.

Dessa maneira, as chamadas milhas, pontos, descontos e demais benefícios decorrentes da compra de passagens com recursos da administração pública não poderão ser utilizados pelos servidores públicos viajantes, mas apenas pelo poder público. O projeto define como -falta grave- o proveito particular do benefício, observou Lobão.

- A medida tem qualidades efetivas para sanear uma situação composta por irregularidades. Na verdade, à falta de norma reguladora, os prêmios têm sido fruídos, em caráter pessoal, pelas autoridades, dirigentes, servidores ou empregados que realizam as missões de governo - afirmou o relator.

Ele acrescentou, em seu relatório, a informação de que as premiações derivadas dos programas de milhagem podem representar um benefício equivalente a cerca de 10% do total dos valores gastos pela administração pública.

Os integrantes da CAS rejeitaram projeto do senador Maguito Vilela (PMDB-GO) e do ex-senador Pedro Piva que obrigava as companhias aéreas a fornecer adesivos de nicotina aos passageiros dependentes de tabaco, em vôos com duração superior a duas horas. O relator, senador Delcidio Amaral (PT-MS), havia dado parecer favorável ao texto, mas a maioria da comissão considerou inadequado onerar as empresas com gastos decorrentes do vício de seus passageiros.



21/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado projeto que impõe limites a viagens oficiais

Aprovado projeto que regulamenta as perícias oficiais

Aprovado projeto que obriga divulgação de textos oficiais em português na Internet

Aprovado projeto que impede demissão por embriaguez

PROJETO QUE IMPEDE PAGAMENTO DE JUROS EM INDENIZAÇÕES É APROVADO NA CAE

Aprovado pela CCJ projeto que impede prisão de dependente de drogas