Aprovado projeto que institui o Dia da Televisão
O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC), como relator ad hoc, defendeu a aprovação da matéria, dizendo que a proposta tem como objetivo homenagear os profissionais do setor. Ao ler trechos do parecer do relator na Comissão de Educação, Eduardo Siqueira Campos (PFL-TO), Maldaner disse que no dia das comemorações será possível se fazer uma reflexão sobre a televisão brasileira, "uma das mais criativas e competentes da mídia mundial".
Ainda com o relatório de Eduardo Siqueira Campos em mãos, Maldaner afirmou que o alcance da televisão em todo o país fez com que ela ocupasse papel "de referencia na tarefa de levar informação aos lugares mais remotos do Brasil, o que tem suscitado um amplo debate sobre o seu desempenho e responsabilidade social". Numa rápida retrospectiva sobre a história do veículo, Maldaner lembrou que a televisão brasileira completou 50 anos no ano 2000 e que hoje existem no país mais de 40 milhões de aparelhos.
O senador Roberto Requião (PMDB-PR) manifestou-se contrário ao projeto e, em tom irônico, disse que seria mais conveniente que fosse celebrado o "dia de descanso do telespectador". Requião sugeriu ainda que, como forma de combater o possível "apagão", o ministro chefe do Gabinete Civil, Pedro Parente, coordenador da Câmara de Gestão da Crise de Energia, reduzisse as transmissões de televisão para 12 horas por dia.
13/06/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
CE examina projeto que institui o serviço de televisão comunitária
PROJETO QUE INSTITUI TELEVISÃO COMUNITÁRIA RECEBE PARECER FAVORÁVEL NA CI
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO EXAMINA PROJETO QUE INSTITUI SERVIÇO DE TELEVISÃO COMUNITÁRIA
Aprovado projeto que pune furtos de sinais de celulares e de televisão
Aprovado projeto que desburocratiza exame de outorga de emissoras de rádio e televisão
Aprovado projeto que institui o Dia do Cerimonialista