Aprovado projeto que pune furtos de sinais de celulares e de televisão



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (29) projeto de lei de autoria do senador Aelton Freitas (PL-MG) que prevê punições a quem praticar furtos de freqüências de telefone celular e de sinais de televisão por assinatura, com o objetivo de obter lucro.

Atualmente, o Código Penal Brasileiro (Decreto-Lei 2.848/40) pune com reclusão de dois a oito anos, mais multa, apenas quem furta energia elétrica. O projeto de Aelton Freitas (PLS 403/03) prevê a atualização da legislação para punir o uso indevido também de sinais eletrônicos, eletromagnéticos e óticos, bem como de radiodifusão sonora ou de sinal e imagens, ou qualquer outra forma de energia ou sinal que possua valor econômico.

No entender de Aelton Freitas, a punição deve ser estendida a essas novas modalidades de furtos de outras faixas de freqüência pertencentes ao chamado espectro magnético, como aparelhos celulares e TVs por assinatura.

- Tais furtos vêm-se tornando cada vez mais comuns e o Estado não pune com rigor os infratores, gerando perdas de receita para várias empresas, aumento de taxas para os consumidores honestos, sem falar na usurpação dos direitos intelectuais dos autores, produtores e artistas - concluiu Aelton Freitas. ao defender a aprovação do projeto na reunião da comissão.

O projeto de lei recebeu decisão terminativa na CCJ.



29/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Perillo transfere para a próxima semana votação de projeto sobre bloqueadores de sinais de celulares em penitenciárias

Aprovado projeto que institui o Dia da Televisão

APROVADO PROJETO QUE PUNE COMPRA DE VOTOS

APROVADO PROJETO DESTINADO A COMPARAR IMPOSTO DE RENDA COM SINAIS DE RIQUEZA

Aprovado projeto que pune overbooking e atraso de vôos

Aprovado projeto que pune crimes praticados com a utilização da Internet