CE examina projeto que institui o serviço de televisão comunitária



O serviço de radiodifusão comunitária poderá passar a ser prestado também na forma televisiva. Esse é o principal ponto do projeto do ex-senador Paulo Hartung, atual governador do Espírito Santo, a ser examinado nesta terça-feira (13), em caráter terminativo, pela Comissão de Educação (CE). A reunião está marcada para as 11h30.

O projeto também propõe a concessão de anistia às pessoas, entidades ou associações que vinham atuando irregularmente na área, bem como a devolução, aos legítimos proprietários, de equipamentos eventualmente apreendidos pela polícia. O relator, senador Almeida Lima (PDT-SE), é pela aprovação do projeto.

A CE também deve apreciar substitutivo do senador Gerson Camata (PMDB-ES) a projeto do então senador Ricardo Santos que permite ao Senado avaliar não somente os aspectos técnicos dos atos de outorga e renovação dos serviços de radiodifusão, mas o cumprimento de obrigações relativas ao conteúdo da programação de emissoras de rádio e televisão.

Está ainda em pauta substitutivo do senador Sérgio Cabral (PMDB-RJ) ao projeto da Câmara dos Deputados que amplia o acesso das universidades à produção, programação e veiculação de programas educativos nos canais universitários da TV a cabo.

A CE, presidida pelo senador Osmar Dias (PDT-PR) examina, na mesma reunião, projeto do senador Hélio Costa (PMDB-MG) que torna obrigatório o uso do leite de vaca na merenda escolar, bem como o do senador Aelton Freitas (PL-MG) que inscreve o nome de Alberto Santos Dumont no livro dos Heróis da Pátria.

A comissão vota, ainda, requerimento de autoria da senadora Íris de Araújo (PMDB-GO) e do senador Demostenes Torres (PFL-GO) determinando que o secretário de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica, Luiz Gushiken, seja ouvido separadamente dos cineastas Cacá Diegues e Zelito Viana, na audiência pública, ainda a ser marcada, destinada a debater as novas regras de patrocínio do governo federal à produção de filmes nacionais.

Outro requerimento que deverá ser votado é o de autoria do senador Osmar Dias (PDT-PR), que pede realização de audiência pública destinada a debater a violência nas escolas. Deverão ser convidados para a reunião Eric Debarbieux, professor de Ciência da Educação e diretor do Observatório Europeu de Violência Escolar, e Miriam Abramovay, professora da Universidade Católica de Brasília e vice-coordenadora do Observatório sobre Violência no Brasil.

Além dessas matérias, a CE deve votar, em decisão terminativa, 72 projetos de decreto legislativo referentes a atos que outorgam ou renovam a permissão de funcionamento de rádios de TVs.



12/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


COMISSÃO DE EDUCAÇÃO EXAMINA PROJETO QUE INSTITUI SERVIÇO DE TELEVISÃO COMUNITÁRIA

CE EXAMINA PROJETO QUE CRIA O SERVIÇO DE TELEVISÃO COMUNITÁRIA

CCT examina projeto que institui serviço de TV comunitária

PROJETO QUE INSTITUI TELEVISÃO COMUNITÁRIA RECEBE PARECER FAVORÁVEL NA CI

Projeto que cria serviço de televisão comunitária pode ser votado na CCT

Senadores da Comissão de Educação votam projeto que institui serviço de TV comunitária