Aprovado voto de censura contra Israel



O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (24) voto de censura contra o governo de Israel, devido à invasão dos territórios da Cisjordânia, na Palestina. O requerimento pelo voto de censura foi apresentado pelo senador Geraldo Cândido (PT-RJ) e teve parecer favorável da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), relatado pelo senador Tião Viana (PT-AC).

No requerimento, Geraldo Cândido afirma que Israel justifica sua ações sob o argumento de estar combatendo o terrorismo. Mas argumenta que, "sitiando cidades, bloqueando territórios, bombardeando, atirando e suspendendo negociações, Israel toma a contramão do combate ao terrorismo internacional, que só pode ser vencido pela tolerância e paz nos territórios do Oriente Médio ainda ocupados ou sob disputa".

O senador acrescenta que o Brasil é um dos países que reconhece o Estado Palestino, que tem representação em território brasileiro. Para ele, "é preciso responder à altura, censurar as ações de Israel e reafirmar nosso desejo de paz na região e de apoio às lideranças que estejam ao lado das soluções diplomáticas, pacíficas e definitivas para o conflito".

Em seu relatório, Tião Viana apóia "integralmente" o requerimento de Cândido. Ele acrescentou a sugestão de que "o governo brasileiro incremente, por todos os meios diplomáticos possíveis, as ações tendentes a mostrar ao mundo e ao governo israelense a censura do povo brasileiro aos conflitos que vêm ocorrendo na Palestina".



24/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado voto de censura à OEA por declaração contra Belo Monte

CRE aprova voto de censura a Israel por ataque a navio de ajuda humanitária

Senadores apresentam voto de censura contra declarações do presidente Lula

Comissão vota relatório de Suplicy contra voto de censura a Hugo Chávez

CRE discute voto de censura ao Afeganistão

ACM APOIA VOTO DE CENSURA À INDONÉSIA