Arthur Virgílio adverte para "superpoderes"de Dirceu



O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), registrou editorial da Folha de S. Paulo que adverte para o risco de excessivo poder atribuído pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, que pode nomear funcionários de ministérios sem consultar os respectivos ministros.

- A Folha acerta quando diz que os superpoderes de Dirceu podem custar caro ao país, afirmando que o risco de que atritos convirjam para a Casa Civil e criem desgastes não é desprezível. Concordo com o jornal quando diz que esse deve ser o preço a pagar por um início de administração que parece conter muita inoperância, divergências e contradições - argumentou o senador.

Arthur Virgílio destacou que, se amanhã ou depois, um ministro pretender exonerar um funcionário, isso somente poderia ocorrer se houver autorização de José Dirceu. Para ele, trata-se de muito poder para um funcionário, por mais qualificada que seja a sua função de chefe da Casa Civil da Presidência da República.

O senador pelo Amazonas também citou artigo do jornalista Diogo Mainardi, publicado na revista Veja , comparando o presidente Lula ao primeiro-ministro da Itália, Sílvio Berlusconi. O jornalista afirma que os italianos estão se desencantando com Berlusconi e profetiza que Lula ainda chegará lá.



20/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio adverte para controle da informação pelo governo

Arthur Virgílio adverte para risco de mudança de rota na economia

Arthur Virgílio adverte para riscos da economia globalizada para o Brasil

Arthur Virgílio rebate acusação de José Dirceu

Arthur Virgílio adverte para repercussões negativas da MP da Cofins para o pólo industrial de Manaus

Arthur Virgílio quer audiências públicas com Serra e Dirceu