Arthur Virgílio adverte para controle da informação pelo governo
O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), conclamou os setores relevantes da sociedade a combaterem as ações do governo visando controlar a informação no país. Para ele, é preciso deter a escalada de ações que, ao custo de R$ 90 milhões por ano, com noticiário oficial e gratuito, busca alcançar um público estimado em 100 milhões de pessoas.
Arthur Virgílio advertiu que -o autoritarismo devora os que estão no poder e humilha aqueles que estão sob suas ordens-. Ele afirmou que o mesmo governo petista que tornou os projetos de reforma previdenciária e tributária verdadeiros -monstrengos- agora entra firme na nova era propagandística para fazer inveja ao velho Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) dos anos 30 da ditadura Vargas.
O senador pelo Amazonas lembrou palavras do ex-deputado Prisco Viana, político que testemunhou 50 anos de vida pública no país, e definiu a nova estrutura da Radiobrás como -o DIP do século 21-. Apesar disso, Virgílio acredita que o Palácio do Planalto saberá que a população está atenta e observando que o governo está paralisado no que toca a realizações, mas gastando dinheiro a rodo com a máquina de propaganda oficial.
Virgílio citou reportagem do jornal Estado de S. Paulo dando detalhes da nova estrutura de propaganda: são 1.150 funcionários, ao custo de R$ 90 milhões anuais na Radiobrás, mais 75 funcionários no Planalto, com um sistema de pronta resposta e de correção de notícias -equivocadas-, na Secretaria de Comunicação.
Ele também manifestou preocupação diante da tentativa do governo de obter monopólio da informação. Para Virgílio, o governo que patrocina o -espetáculo da imobilidade- agora prepara supermáquina de propaganda.
- Quem dispõe desse instrumento, liga o rolo compressor e o povo, se puder, que saia de baixo. Nós do PSDB não ficaremos de braços cruzados - assegurou o senador.
15/09/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Arthur Virgílio adverte para "superpoderes"de Dirceu
Arthur Virgílio adverte para risco de mudança de rota na economia
Arthur Virgílio adverte para riscos da economia globalizada para o Brasil
Arthur Virgílio adverte para repercussões negativas da MP da Cofins para o pólo industrial de Manaus
Arthur Virgílio alerta para crise no Leste Europeu e defende corte de gastos de custeio pelo governo
Arthur Virgílio vê escalada autoritária orquestrada pelo governo federal