Arthur Virgílio cobra do governo conjunto de reformas estruturais
As turbulências na economia internacional que provocaram a desvalorização do real e o aumento do Risco Brasil motivaram o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) a ocupar a tribuna do Plenário para alertar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a necessidade de o governo propor ao Congresso um conjunto de reformas estruturais. Tais reformas teriam como objetivo preparar o país para enfrentar um possível agravamento da situação internacional e também viabilizar um maior crescimento econômico.
- O presidente Lula tem duas opções: a de ficar sempre olhando as pesquisas para ver se sua popularidade não cai - e o governo sempre fica feliz quando recebe uma pesquisa e ele não caiu - ou assumir a figura do estadista e propor um leque de reformas estruturais que possibilite a garantia de taxas mais robustas de crescimento econômico e prepare o país para eventuais crises que possam estar a caminho - afirmou Arthur Virgílio.
Na avaliação do senador pelo Amazonas, os recentes sobressaltos detectados pelas bolsas do mundo inteiro podem significar que a fase mais áurea da economia internacional está chegando ao fim. Arthur Virgílio lamentou que o governo Lula não tenha maximizado a capacidade do Brasil de aproveitar a liquidez dos mercados internacionais.
Em aparte, a respeito do suposto interesse do presidente Lula por pesquisas, o senador Mão Santa (PMDB-PI) comentou que no blog do jornalista Ricardo Noblat (http://oglobo.globo.com/pais/noblat/) há uma enquete a respeito de uma frase pronunciada pelo próprio Mão Santa, em discurso no Senado: "nunca se roubou tanto neste país". O piauiense informou que o resultado parcial aponta que 88,82% concordaram com a afirmação, enquanto 11,18% discordaram.
09/08/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Arthur Virgílio diz que Vargas defenderia, hoje, as reformas estruturais
Arthur Virgílio sustenta que Lula deve fazer reformas estruturais para o país crescer
Arthur Virgílio cobra unidade da base governista em torno das reformas
Arthur Virgílio cobra do governo mais ação
Arthur Virgílio cobra apoio ao governo do Rio Grande do Sul
Arthur Virgílio cobra postura ética do atual governo