Arthur Virgílio comemora aprovação de relatório da CPI dos Sanguessugas



O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) comemorou a aprovação do relatório do senador Amir Lando (PMDB-RO) pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Sanguessugas, nesta quinta-feira (10), que denunciou 72 parlamentares por envolvimento em irregularidades na compra de ambulâncias a preços superfaturados com verbas de emendas orçamentárias. Embora acredite não haver tempo hábil para eventuais cassações de mandato antes das eleições de outubro, já que é preciso garantir aos acusados direito de ampla defesa perante os Conselhos de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara e do Senado, Arthur Virgílio cobrou dos eleitores a responsabilidade de não votar nos "sanguessugas".

- Isso seria uma demonstração de maioridade da população. Se o povo referendar os "sanguessugas", vamos ter um final de ano e um início de legislatura tumultuados - previu.

Apesar de considerar o dia de hoje "brilhante", o tucano observou que a CPI dos Sanguessugas precisa cumprir outras etapas até dezembro, quando se encerram seus trabalhos. Assim, defendeu a apuração de um eventual envolvimento dos ex-ministros da Saúde Humberto Costa (PT) e Saraiva Felipe (PMDB) e disse não se preocupar com insinuações sobre supostas irregularidades no governo passado. Na sua avaliação, "o importante é não permitir manobras diversionistas e focar em algo inédito (o superfaturamento na compra de ambulâncias) que foi concertado a partir do núcleo do governo".

Em aparte, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) questionou como seria possível uma quadrilha funcionar com um "braço só" - no caso, o Congresso. Arthur Virgílio lamentou que as acusações tenham alcançado o ex-deputado tucano Paulo Feijó, que decidiu pedir desligamento do PSDB e desistir de concorrer às eleições antes de ser expulso do partido.

Registros

Antes de encerrar seu pronunciamento, o senador pelo Amazonas registrou a realização, no próximo dia 29, da 10ª Conferência Latino-Americana de Zona Franca, em Manaus, e citou matérias publicadas nos jornais O Estado do Amazonas e Correio Amazonense, a primeira sobre a falta de água em Manaus e a segunda sobre sugestão do juiz da Infância e da Juventude Rafael de Araújo Romano de implantação de regime integral no ensino fundamental no estado.



10/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio comemora aprovação de Zona de Regime Especial Fronteiriço entre Tabatinga (AM) e Letícia, na Colômbia

Arthur Virgílio sugere nomes para relatoria da CPI dos Sanguessugas

Arthur Virgílio comemora um ano sem CPMF

Arthur Virgílio critica relatório de Magela

Arthur Virgílio propõe CPI em troca de aprovação de agenda positiva

Arthur Virgílio destaca aprovação de Castro Meira para o STJ