Arthur Virgílio destaca aprovação de Castro Meira para o STJ
O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) registrou neta segunda-feira (5) a aprovação, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), do nome de José Castro Meira para o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
- Feliz a Justiça que pode contar com juízes da competência, da honradez e da dedicação do dr. Castro Meira - disse o senador.
Arthur Virgílio destacou -o apreço dos Meira- pela instituição familiar, por eles considerada -uma espécie de agência social, o espaço doméstico por onde a vida transcorria previsível e segura-. O senador disse ter colhido essas expressões da apresentação do livro que retrata a vida do pai de José Castro Meira, elaborada pelo próprio juiz -com zelo, cuidado e respeito- para que mantivessem intactas as idéias do escritor.
Esses fatos, afirmou o senador, dão a idéia -da grandeza de espírito e da apurada sensibilidade- do juiz Castro Meira.
- Essas qualidades são de fundamental relevância para quem vai se dedicar ao julgamento de pessoas, diante da frieza dos autos de um tribunal de grande dimensão, como é o STJ - disse o senador.
Castro Meira é juiz do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Pernambuco. Baiano de Barrinha, formou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Atuou como advogado em São Paulo e como professor em Salvador e foi promotor de Justiça em Parnamirim (PE). No Tribunal Regional Federal, já foi vice-presidente e presidente, além de diretor da Escola da Magistratura Federal.
05/05/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Arthur Virgílio destaca importância da LRF para o Brasil
Para Arthur Virgílio, houve ofensa em nota que atribui aprovação de projeto da "ficha limpa" a "desatenção"
Arthur Virgílio comemora aprovação de relatório da CPI dos Sanguessugas
Arthur Virgílio propõe CPI em troca de aprovação de agenda positiva
Arthur Virgílio destaca acordo para a criação de lei da pesca e de ministério para o setor
Arthur Virgílio destaca 159 anos de Manaus