Arthur Virgílio critica relatório de Magela
O líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), fez várias críticas ao relatório-geral do Orçamento, apresentado pelo deputado Geraldo Magela (PT-DF). O senador foi um dos que pressionaram Magela a fazer mudanças, sob a advertência de que poderia obstruir a votação da peça orçamentária no Congresso, por meio de um pedido de verificação de quorum.
Para Virgílio, foi criado um clima de desconfiança entre as bancadas do governo e da oposição com relação a alguns pontos do projeto. Falando com o apoio do senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), Virgílio taxou o texto de "ilegítimo e equivocado", dado que as emendas de Magela, segundo ele, não poderiam ter sido inseridas no substitutivo.
- Nós estranhamos algumas emendas na peça orçamentária, como a que direciona recursos para construção de obras para a Copa do Mundo de 2014. Este é o caso de uma emenda que dirige recursos para obras para a Copa no Piauí. Nós sabemos que o Piauí é um estado necessitado de recursos e nós podemos e devemos encaminhar recursos para lá. Mas não é dessa forma que vamos fazê-lo, pois todos sabem que o estado não sediará nenhum jogo - declarou Virgílio.
O senador disse estranhar, ainda, que, a pretexto da Copa, fora também incluída no texto a construção de um santuário em Juazeiro do Norte (CE), em homenagem a Padre Cícero.
Após a fala de Arthur Virgílio, faltando cerca de 45 minutos para o encerramento do prazo para votar o Orçamento ainda este ano, o deputado Geraldo Magela acenou com mudanças no texto, mostrando-se aberto a um acordo com a oposição, o que acabou ocorrendo.
Para isso, o relator cedeu à pressão oposicionista, e decidiu transformar suas duas mil emendas de investimento em emendas de bancada, transferindo os recursos de modo proporcional entre os estados. Além disso, o texto estabeleceu que o Executivo só poderá realocar 25% do valor de cada obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em vez de 30% sobre o montante total, como antes previa o relatório de Magela.
23/12/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Com críticas às emendas de Magela, Arthur Virgílio avisa que PSDB vai pedir verificação de quórum para impedir a votação do Orçamento
Arthur Virgílio comemora aprovação de relatório da CPI dos Sanguessugas
Arthur Virgílio vai propor emenda ao relatório da CPI dos Correios
Arthur Virgílio critica presidente do Incra
Arthur Virgílio critica doutrinação de embaixadores
Arthur Virgílio critica MP do setor elétrico