Arthur Virgílio destaca combate a fraudes na Zona Franca de Manaus



O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) comentou em Plenário, nesta quinta-feira (15), a realização da "Operação Rio Nilo", promovida pela Polícia Federal para desarticular um esquema de fraudes contra incentivos fiscais administrados pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). A operação teve o apoio da Secretaria da Fazenda de São Paulo, Receita Federal e da própria Suframa. Mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos nos estados do Amazonas, de São Paulo, Bahia e Alagoas.

- Pode-se não conseguir impedir que a corrupção surja, mas é fundamental agir com rigor - avaliou o senador.

De acordo com nota da Polícia Federal, lida por Arthur Virgílio, as empresas fraudadoras simulavam operações de compra e venda de mercadorias, usando incentivos fiscais da Zona Franca, que resultavam no direito a créditos tributários. Tais créditos acabavam sendo compensados junto à Receita Federal ou à Fazenda Estadual ou eram negociados com terceiros. Transportadoras e despachantes também participavam do esquema, subornando vistoriadores da Suframa para endossar os Protocolos de Internamento de Mercadoria Nacional (PIN) sem vistoriar a carga.

Arthur Virgílio observou que a investigação foi suscitada pela Suframa, descobrindo-se que, entre 2002 e 2006, 11 empresas de São Paulo beneficiadas pelo esquema simularam remessas de R$ 343 milhões. Só a Secretaria da Fazenda de São Paulo amargou R$ 18 milhões em prejuízos com essas negociatas.

Em seguida, o senador pelo Amazonas cumprimentou o governo Luiz Inácio Lula da Silva por garantir o acordo de manutenção da exclusividade da Zona Franca de Manaus (ZFM) na concessão de incentivos fiscais para a produção de conversores de sinal digital, chamados set top box, e a futura fabricação de aparelhos de TV Digital. Apresentou ainda voto de lembrança pela passagem do terceiro aniversário da morte do fundador do PSDB, o ex-senador e governador do Paraná José Richa.



15/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio: projeto das ZPEs prejudica Zona Franca de Manaus

Arthur Virgílio propõe mudança no nome da Zona Franca de Manaus

Arthur Virgílio registra crescimento da fabricação de motocicletas na Zona Franca de Manaus

Arthur Virgílio critica projeto que muda Lei de Informática e defende Zona Franca de Manaus

Arthur Virgílio pede votação de PEC que prorroga incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus

Arthur Virgílio: dispositivo da legislação paulista que prejudica Zona Franca de Manaus é inconstitucional