Arthur Virgílio diz que erros de Lula na política de segurança levaram ao caos no Rio
O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), responsabilizou nesta quarta-feira (8) o governo Luiz Inácio Lula da Silva pelo aumento da violência e da criminalidade no Rio de Janeiro. Para o parlamentar, a política de segurança é falha, o que se reflete na operação que o Exército está realizando nas favelas cariocas em busca de armas roubadas de suas instalações.
De acordo com o senador, Lula apenas alardeou medidas, mas nada concretizou, o que levou o país a um estado de aparente ausência de leis. O senador disse acreditar que, no atual quadro, em que falta alguém para "executar a autoridade", torna-se difícil ao cidadão comum "respeitar igualmente a lei e as normas sociais".
- Pra dizer que nada foi feito, o governo Lula criou um improvisado programa para aumentar o número de postes de luz nas ruas e para aumentar a potência das lâmpadas. Que se saiba, alguns postes a mais foram colocados em Brasília e mais não se sabe - disse.
Segundo Arthur Virgílio, a operação do Exército nos morros cariocas não está sendo bem-sucedida. Ao contrário, impotente, a força está sendo até ridicularizada pelos traficantes. O líder do PSDB chegou a prever que, em breve, os criminosos serão mais poderosos que o governo, não só no Rio, mas em todo o país.
O senador também criticou o comandante do Exército, general Francisco de Albuquerque, por obter a ajuda do Departamento de Aviação Civil (DAC) para embarcar num vôo da TAM com destino a Brasília, no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), quando o avião já se preparava para decolar. O senador Romeu Tuma (PFL-SP) aparteou Arthur Virgílio para defender a ação do Exército no Rio.
08/03/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Arthur Virgílio pede coerência ao PT e aponta erros do governo Lula
Arthur Virgílio diz que o Brasil paga caro por erros na política externa
Arthur Virgílio propõe política nacional de segurança
Arthur Virgílio: resultado econômico de Lula se deve à política de Fernando Henrique
Arthur Virgílio destaca erros da administração petista
Ministro da Justiça analisa erros que levaram aos crimes em Luziânia