Arthur Virgílio lamenta ausência de Lula no local do acidente com o avião da TAM
O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), criticou nesta quinta-feira (2), da tribuna do Senado, a postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não compareceuao aeroporto de Congonhas, em São Paulo, nas primeiras horas após o acidente com o avião da TAM no último dia 17.
- Lula foi mal assessorado ao deixar de comparecer ao local do acidente, ao contrário do que fez o governador José Serra e o prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab. O presidente optou em desaparecer por três ou quatro dias, como se a tragédia não tivesse nada a ver com ele. Parece que, no caso, Lula ficou apenas de olho nas pesquisas de opinião pública para saber se a sua imagem seria arranhada ou não com relação ao acidente, o que apequena o papel dele na História - sentenciou Arthur Virgílio.
O líder do PSDB também condenou declarações contrárias às agências reguladoras. Para ele, estão aproveitando o fato de que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) "não funciona", para investir contra a criação e o funcionamento das agências que, observou, são essenciais para o país.
Arthur Virgílio lamentou ainda que as agências reguladoras tenham virado "autênticos balcões de negócios", ao mesmo tempo em que pediu a imediata demissão de toda a diretoria da Anac, que classificou de "imprestável".
Revisão
Depois de defender o prestígio das agências reguladoras e o fortalecimento delas, Arthur Virgílio anunciou que, em breve, estará apresentando proposta que dá ao Senado o direito de retirar o mandato de membros de agências que não cumprem a contento as suas funções, a exemplo do ocorrido, a seu ver, com a Anac. Pela atual legislação, diretores de agências não podem ser demitidos.
Senadores da base do governo, a exemplo de Valter Pereira (PMDB-MS), concordaram com a proposta a ser apresentada por Arthur Virgílio. Para ele, o Senado tem o dever de rever a atual legislação, com o objetivo de interromper a má gestão.
Com relação à indicação de Nelson Jobim para ministro da Defesa, Arthur Virgílio acha que Lula deve prestigiar o novo ocupante do cargo e conceder, ao mesmo tempo, recursos necessários para que se coloque um ponto final na crise aérea. Uma das saídas, no entender do senador, passa pela profissionalização das agências.02/08/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Arthur Virgílio lamenta mortes em acidente aéreo no Amazonas e pede mais segurança para aviação regional
Arthur Virgílio lamenta declarações de Lula
Paim justifica ausência no Senado e lamenta mortes no acidente da TAM
Arthur Virgílio lamenta elogio de Lula a prefeito de Coari, "homem acusado de chefiar uma quadrilha"
Crivella lamenta acidente com avião da TAM e pede investimento em infra-estrutura
Arthur Virgílio reclama da Mesa ausência de ata do depoimento de Agaciel