Arthur Virgílio protesta contra decisão do governo de barrar CPI



O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), protestou contra a decisão do governo de barrar a realização da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos, utilizando o recurso de não indicar os integrantes dos partidos da base de sustentação do governo.

- O grave dessa decisão é criar jurisprudência em relação a qualquer CPI que investigue o governo. Houve, em governos passados, manobras para impedir essa ou aquela CPI, mas agora o PT já decidiu usar esse expediente para todas as comissões que forem propostas. Na prática, acabou com esse direito das minorias, assegurado na Constituição - argumentou.

Segundo Arthur Virgílio, a única alternativa para essa situação é a aprovação do projeto de decreto legislativo do senador Pedro Simon (PMDB-RS) que propõe a obrigatoriedade de o presidente do Senado indicar os integrantes dos partidos nas CPIs, quando os líderes não o fizerem.

Em aparte, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) reconheceu que o governo não permitirá que qualquer CPI seja instalada nesse ano, para impedir que as investigações sejam usadas com fins eleitorais. "O governo não quer um palanque eleitoral no Senado", disse Renan.




12/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio protesta contra intenção do governo de calar servidores que passam informações a jornalistas

Arthur Virgílio protesta contra pronunciamento de Lula

Arthur Virgílio protesta contra atitudes de policiais do Senado

Arthur Virgílio protesta contra MP que prejudicaria a indústria do Amazonas

Arthur Virgílio protesta contra suposto veto do Planalto a Mão Santa

Arthur Virgílio protesta contra manipulação do presidente do TCU pelo governador do Amazonas