Arthur Virgílio vai propor emenda ao relatório da CPI dos Correios



O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) anunciou em Plenário, nesta quarta-feira (29), que vai apresentar emenda ao relatório do deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR) na CPI dos Correios para apontar a omissão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no episódio do "mensalão". O tucano também leu trechos do relatório, destacando pontos que evidenciariam o envolvimento de integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT) e do governo Lula com o pagamento de mesada para parlamentares da base governista, o "mensalão".

- É preciso deixar explícito que aquele que nega até hoje a existência do "mensalão" [o presidente Lula] é responsável por ele e se omitiu ao não tomar providências duras - afirmou.

Arthur Virgílio observa que o relatório menciona esse envolvimento e faz críticas ao presidente Lula. Segundo o relator, cujas palavras foram reproduzidas pelo tucano, "aqueles que dizem que nada sabem também são responsáveis pelas atitudes dos comandados". Além de dar essa alfinetada, o relator atesta que o presidente da República tomou conhecimento da denúncia sobre o "mensalão" e pediu ao então ministro-chefe de Relações Instituições, deputado Aldo Rebelo, que tomasse providências.

Os pontos destacados do relatório referem-se à citação textual da existência do "mensalão"; à comprovação de que não houve só "caixa dois", mas a compra de parlamentares da base governista; à acusação de que o dinheiro usado para cooptar esses parlamentares originou-se do desvio de recursos públicos; à existência do "valerioduto", um esquema mafioso produzido pelo PT e pelo empresário Marcos Valério; à demonstração de que o ex-ministro da Casa Civil, o ex-deputado José Dirceu, participou do esquema do "valerioduto"; e à prática de crimes de tráfico de influência, entre outros, por autoridades do governo e petistas.



29/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio vai propor redução do recesso do Congresso

Arthur Virgílio aplaude rejeição da emenda que permitiria reeleição

Para Arthur Virgílio, emenda paralela da Previdência ameniza algumas injustiças

Arthur Virgílio critica relatório de Magela

Arthur Virgílio comemora aprovação de relatório da CPI dos Sanguessugas

Arthur Virgílio reafirma que não apresentará relatório nesta quarta