Artur Virgílio quer ouvir presidente do BB sobre evasão de divisas
Com base em denúncias que afirma ter recebido, o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), pediu nesta terça-feira (19) que a CPI do Banestado realize reunião secreta para votar requerimentos por ele apresentados que pedem a convocação do presidente do Banco do Brasil, Cássio Casseb Lima, e do diretor de Política Monetária do Banco Central, Luiz Augusto de Oliveira Candiota, para prestarem esclarecimentos sobre evasão de divisas. Segundo Virgílio, o conteúdo das denúncias que foram transmitidas só permite que a justificação de seus requerimentos seja feita reservadamente.
Para o presidente da CPI, senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), os integrantes da CPI não devem deixar de conhecer as denúncias recebidas pelo líder do PSDB. Ele defendeu o exame dos requerimentos em reunião reservada, para preservar as pessoas envolvidas que, até prova em contrário, são presumidamente inocentes. A reunião para análise dos requerimentos pode, segundo Antero, acontecer ainda nesta terça-feira (19). Outro a defender a votação dos requerimentos foi o senador Pedro Simon (PMDB-RS).
- Quando Arthur Virgílio afirma que tem coisas do PT, eu quero ouvir. Não vi nada de novo no PT para buscar e para cobrar a apuração. O que aconteceu até aqui (envolvendo a lavagem de dinheiro e a evasão de divisas) é de grande gravidade. Ou tomamos providências, ou vamos fazer papel ridículo frente à opinião pública nacional - disse Simon.
A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) afirmou que parlamentares que caem de pára-quedas procuram -trazer ingredientes novos para desviar o assunto que estamos tratando-, no caso, o depoimento da ex-diretora de Fiscalização do BC. Ela pediu que os requerimentos de Virgílio sejam analisados mais tarde, tendo em vista que a CPI vive uma -situação especial- por conta da ausência do relator, deputado José Mentor (PT-SP).
Arthur Virgílio disse que não há intenção de esvaziar qualquer depoimento e que não é movido por -mesquinharias regionais-. Ele defendeu que seja publicada -de uma vez por todas- as listas de possíveis beneficiários de recursos supostamente obtidos de forma ilícita.
- Quero saber de uma vez por todas quais são os ladrões do Banestado - afirmou.
19/08/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores querem ouvir delegado da PF que participou das investigações sobre evasão de divisas
CPI ouve ministro do TCU sobre evasão de divisas
Antero quer nova legislação para coibir evasão de divisas antes do término da CPI do Banestado
Ministro da Justiça falará à CFC sobre evasão de divisas
Ministro da Justiça falará à CFC sobre evasão de divisas
Ideli pede rigor nas investigações sobre evasão de divisas