Assembléia comemora hoje o Dia Estadual do Pajador
O presidente da Associação dos Pajadores do Estado, Paulo Mendonça, destaca que “a pajada é uma autêntica manifestação do folclore gaúcho e que a Assembléia Legislativa ao aprovar a lei e ao juntar-se agora às festividades dá um grande apoio à promoção dessa vertente artística que se consagrou através dos versos do missioneiro Jaime Caetano Braun”.
A pajada tem o formato de versos improvisados em décimas que são estrofes reconhecidas a mais de quatrocentos anos, tendo surgido na Espanha através dos versos de Vicente Espinel.
A Argentina e o Uruguai já consagraram uma data para reverenciar as pajadas. Na Argentina foi escolhido o dia 23 de julho como o Dia do Pajador. O Uruguai comemora o Dia do Pajador em 24 de agosto. “O Rio Grande do Sul é o berço nacional da pajada e carecia de uma data para dedicar a essa arte”, justifica o deputado João Luiz.
O Pajador é o repentista que canta seus versos de improviso com o acompanhamento de milonga. No sul do Brasil, o pajador canta seus versos em Décima Espinela no estilo recitado e não se acompanha musicalmente como nos países do Prata. Um músico de apoio executa a milonga para a pajada. Pajador, ou payador em espanhol quer dizer repentista. Alguns dizem que a origem da palavra vem de payo, nome do primitivo habitante de Castilla; outros que seria de pago ou pagueador e ainda há quem sugira que venha de palla, nome dado pelos Quichuas aos grupos de índios que sentavam nas praças a cantar. Há quem afirme que possa vir da palavra pajé, chefe espiritual dos indígenas, misto de sacerdote, médico e feiticeiro.
01/30/2002
Artigos Relacionados
Assembléia comemora o Dia do Pajador
Sancionada lei do Pajador
Assembléia analisa orçamento estadual
Assembléia faz convocação extraordinária hoje
Assembléia será convocada hoje
Dia do Pajador já está no calendário do Estado