Sancionada lei do Pajador



O governador Olívio Dutra sancionou ontem à noite, em cerimônio no Palácio Piratini, a lei que cria o dia estadual do Pajador de autoria do deputado João Luiz Vargas. Participaram da cerimônia representantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho, MTG, da Associação Gaúcha de Pajadores do Estado e familiares de Jaime Caetano Braun.

O Dia do Pajador será comemorado em 30 de janeiro, numa homenagem a data de nascimento de Jaime Caetano Braun. O deputado João Luiz que é autor da emenda constitucional que criou o feriado oficial de 20 de Setembro, presta agora mais uma homenagem ao nativistas gaúchos.

A pajada tem o formato de versos improvisados em décimas que são estrofes reconhecidas a mais de quatrocentos anos, tendo surgido na Espanha através dos versos de Vicente Espinel.

A Argentina e o Uruguai já consagraram uma data para reverenciar as pajadas. Na Argentina foi escolhido o dia 23 de julho como o Dia do Pajador. O Uruguai comemora o Dia do Pajador em 24 de agosto. “O Rio Grande do Sul é o berço nacional da pajada carecia de uma data para dedicar a essa arte”, justifica o deputado João Luiz.

10/16/2001


Artigos Relacionados


Assembléia comemora o Dia do Pajador

Dia do Pajador já está no calendário do Estado

Dia do Pajador entra no calendário cultural do Estado

Assembléia comemora hoje o Dia Estadual do Pajador

Artistas mostram vigor da arte nativista na abertura do Dia do Pajador

Sancionada lei de incentivos