Assentamento recebe 120 famílias de dois projetos em Pernambuco



A criação de mais dois projetos de assentamento em Pernambuco vai possibilitar que 120 famílias tornem-se, oficialmente, assentados da reforma agrária. Por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União do dia 18 de setembro, a Superintendência Regional do Incra em Pernambuco transforma em áreas de reforma agrária dois imóveis do complexo Engenhos Araguari, nos município de Barreiros, e Cavaco, em Xexéu – ambos com capacidade de alocar 60 famílias. A soma das áreas dos dois projetos de assentamento criados é de 1.167 hectares (11,67 km²).

Com a criação de mais essas vagas, a Superintendência Regional supera as 300 famílias já assentadas em 2013. O projeto de assentamento está sendo cadastrado no Sistema de Informações de Projetos de Reforma Agrária (Sipra) e após esse procedimento administrativo, a Relação de Beneficiários seguirá para homologação do superintendente regional.

Com estes, são oito assentamentos criados somente neste trimestre, no âmbito da Superintendência Regional do Incra em Pernambuco. Ainda há a previsão da criação de mais um assentamento, denominado Bom Destino, no município de São Benedito do Sul.

Titulação de Assentamentos

A Constituição Federal de 1988 estabelece que os beneficiários da distribuição de imóveis rurais pela reforma agrária receberão títulos de domínio ou de concessão de uso, instrumentos que asseguram o acesso à terra. O contrato de concessão de uso transfere o imóvel rural ao beneficiário da reforma agrária em caráter provisório e assegura aos assentados o acesso à terra, aos créditos disponibilizados pelo Incra e a outros programas do governo federal.

Além da garantia da propriedade da terra para os trabalhadores rurais assentados a titulação efetuada pelo Incra contém dispositivos norteadores dos direitos e deveres dos participantes do processo de reforma agrária, especialmente do poder público, representado pelo Incra, e dos beneficiários, caracterizado pelos assentados.

Tendo em vista a importância da política de titulação dos assentamentos, que representa o coroamento do processo reformista, o Incra disponibiliza a relação dos beneficiários contemplados com os documentos de titulação a partir de 2001, em cada uma das superintendências regionais, conferindo publicidade ao processo de recebimento de títulos de domínio e de concessão de uso de imóveis objeto de reforma agrária. 

Fonte:
Incra



23/09/2013 17:22


Artigos Relacionados


Noroeste capixaba recebe mais 26 famílias em assentamento da reforma agrária

Incra beneficia 189 famílias com assentamento no Paraná

Incra atende 45 famílias em assentamento de Roraima

Novo assentamento no Sul do Pará beneficiará 74 famílias

INT recebe apoio para dois projetos de tecnologia assistiva

Incra cria projeto de assentamento para 113 famílias