Assistência chega a 90% dos assentamentos de Rondônia
A chamada pública para contratação de serviços de assistência técnica em andamento na Superintendência do Incra em Rondônia irá contemplar 7,4 mil famílias assentadas a partir de 2014, o que corresponde a 90% dos assentamentos em fase de estruturação no estado.
A chamada pública permitirá atender 103 assentamentos. O investimento aproximado será de R$ 16,8 milhões. O superintendente regional, Luis Flavio Carvalho Ribeiro, ressaltou a importância da assistência técnica nesse contexto. “O apoio técnico qualificado é fundamental para o desenvolvimento e a consolidação das atividades produtivas e de organização das famílias”, afirma.
Além da assistência técnica, que se aproxima da universalização em Rondônia, a Superintendência Regional está investindo em obras como construção de estradas de acesso a assentamentos, na demarcação de terras em parceria com o governo estadual e prefeituras, no Cadastro Ambiental Rural (CAR) das propriedades e entrega de títulos, além da assinatura de contratos do Pronaf e do Programa Minha Casa, Minha Vida Rural.
Lançamento
O evento de lançamento da chamada pública de Ater - Rota da sustentabilidade nos Assentamentos de Rondônia - contou com a presença do governador de Rondônia, Confúcio Moura, do presidente do Incra, Carlos Mário Guedes de Guedes, além de parlamentares da bancada federal, representantes do Ministério Público Federal e autoridades das três esferas governamentais.
Entre as atividades desenvolvidas pela instituição a ser contratada com as famílias de agricultores estão a elaboração dos Planos de Desenvolvimento (PDAs) e Planos de Recuperação (PRAs) dos assentamentos, apoio no acesso às políticas públicas como o Programa de Aquisição de Alimentos da Conab (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); Programas Terra Sol e Terra Forte, ações ambientais, de saúde e educação em articulação com os agentes locais e apoio à organização social das mulheres, dos jovens e dos idosos. Serão contratados 121 profissionais como engenheiros agrônomos, florestais, técnicos agrícolas e agropecuários.
Por ocasião do lançamento do edital, o presidente do Incra, Carlos Guedes, mencionou que o momento é de avanço na reforma agrária. “Rondônia está sendo um exemplo para todo o Brasil”, garantiu Guedes. Para ele, as parcerias que a superintendência vêm firmando e que resultaram no conjunto de ações anunciadas no evento são a melhor demonstração do que pode ser feito. “Queremos uma reforma agrária que seja sinônima de paz no campo e vida com dignidade, e quando venho a Rondônia acredito que isso é possível”, afirmou Guedes.
Fonte: Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária
08/11/2013 16:39
Artigos Relacionados
Incra cria três assentamentos em Rondônia
Desmatamento na Amazônia inclui assentamentos de Rondônia
Chamada pública de assistência técnica vai atender 115 assentamentos federais de SP
Jayme Campos critica falta de assistência técnica em assentamentos rurais
Ivo Cassol critica o Incra pela demora em regularizar assentamentos em Rondônia
Incra oferece assistência técnica e extensão rural para 3.729 famílias em assentamentos capixabas