AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE PROPAGANDA DE CIGARROS
Também deverão comparecer ao debate com os senadores a coordenadora geral da Rede de Desenvolvimento Humano, Thaís Rodrigues Corral, e o professor José Rosemberg, do Instituto Nacional do Câncer. Na última terça-feira, as duas comissões promoveram uma outra audiência pública para discutir o assunto. Na ocasião, empresários, donos de agência de propaganda e proprietários de veículos de comunicação defenderam o princípio da "liberdade de expressão comercial" como argumento para manter nos termos atuais a propaganda de cigarros.
O projeto, que tem urgência constitucional de 45 dias e está sendo apreciado simultaneamente pela CAS e CCJ, prevê que a propaganda comercial de cigarros não poderá ser associada à prática de atividades esportivas, nem sugerir ou induzir seu consumo em locais ou situações perigosas. Também não poderá ser incluída a participação de crianças ou adolescentes. Se o texto, que já foi aprovado na Câmara, for aceito pelo Senado, também será proibida a propaganda, venda e distribuição de amostra ou brinde de cigarros pelo correio.
O projeto proíbe ainda o patrocínio de atividade cultural ou esportiva por empresas cujos produtos são feitos à base de tabaco. Outras mudanças previstas são o aumento no valor da multa para os infratores, de R$ 1.410 a R$ 7.250 para no mínimo R$ 5 mil e no máximo R$ 100 mil. As emissoras que infringirem a proibição poderão ter suspensa a programação pelo tempo equivalente ao dos anúncios em desacordo com a lei. Fica vetada a propaganda fixa ou móvel de cigarros em estádio, pista de corrida ou local similar.
13/10/2000
Agência Senado
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